domingo, 23 de setembro de 2012

Os extratos Fluidos nos século XVIII


Em 1745 -1749, Quinacy (Pharmacopeia Oficinalis e extemporânea e o Conde de La Gaye ocuparam-se em seus trabalhos dos extratos.
A 1º edição do Codex, não inseria fórmula alguma de extrato, só aparecendo na edição de 1732; também as tinturas não constavam do Codex.
Somente depois de um século foi que o Codex, colocou no seu texto os extratos vinhosos; e um extrato composto denominado extrato panquimagogo.
A edição de 1748 suprimiu o extrato vinhoso, e a de 1758, suprimiu alguns extratos simples; admitindo somente uns 23 e mantendo o extrato panquimagogo, assim denominado porque tinha a virtude de pergar geralmente todos os humores do corpo.
As farmacopeias publicadas pelas diversas faculdades da França como a de Lion (1627), estavam mais adiantadas do que o Codex davam sob o título de “Tintcturis” e “Extractos”, o modo de preparação de diversos extratos.
Baumé, em 1762, cujas obras fizeram época, tratou dos extratos , dividiu os mesmos em : _ Extratos gomosos ou mucilaginosos; extratos gomosos ou resinosos; extratos sabonosos, etc...
Em 1790, Faurcroy definiu os extratos assim: “O extrato dos vegetais, não é como se crê um sabão, um composto de óleo e de potassa, eu descobri propriedades novas. Esta matéria, que se dissolve na água , separa-se pro exposição ao ar, absorvendo oxigênio, se tornando insolúvel.
Tais afirmações provocaram um debate extremamente vivo entre Vauquelin e Fourcroy de uma parte e Deschamp, farmacêutico de Lion de outra parte. A luz começou a se fazer sobre a natureza complexa do extrato.
Fourcroy, entrevê, após numerosos ensaios de laboratório, que o extrato de quina, chamado simples, dá, entretanto, por meio do álcool quente, cinco corpos diferentes.
Vauquelin aborda a questão e publica uma impoetante memória; Sobre o princípio extrativo dos vegetais.
O trabalho de Vauquelin é formidável e esgotou a questão no momento e suas conclusões foram excelentes e bem metodizadas.
Neste momento surgiu no campo de luta Permentier, com suas Considerações gerais sobre os vegetais, apareceu também Deyeux que analisou a seiva dos vegetais e se colocou ao lado de Vanquelin.
Parmentier, no curso desta discussão, pelas experiências feitas descobriu, em conjunto com Deyeux e Vauquelin, o que os vegetais dem seu suco contém: mucilagem, mucilagem ácida, açucarada; açúcar, resina , o extrativo, princípios corantes, um princípio odorante para cada planta, tanino, fécula, amilacea, glúten, enxofre, ácidos vegetais, estabelecendo Parmentier por fim as Regras Gerais para preparação do extrato, no seu Codex farmacêutico para uso dos hospitais.

Bibliografia: Revista Brasileira de Farmácia- setembro de 1941-Profº Heitor Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário