sábado, 20 de outubro de 2012

Formulário e Guia Médio e Dicionário de Medicina Popular Dr. Chernoviz


Data de maio de 1841 a primeira edição do que viria a ser conhecido como Formulário do Dr Chernoviz. Em dois grossos volumes , vademecum ainda na metade do século XX, uma preciosidade que estava nas mãos principalmente dos brasileiros do interior do Brasil.
Pedro Luiz Napoleão Chernoviz, natural da Polônia, veio cedo para o Brasil e aqui clinicou por 15 anos. Era doutor em medicina e solicitou sua inscrição a 29 de outubro de 1840 da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro, fundada cinco anos antes. A memória então apresentada por ele à Academia era redigida em português, como as suas obras posteriormente citadas, versava sobre o uso do nitrato de prata nas moléstias genito-urinárias. Dela deu parecer favorável o Dr. João Mauricio Faivre, um dos fundadores daquela sociedade, e com a aprovação dele foi o Dr. Chernoviz admitido como titular acadêmico em 20 de novembro de 1840. No ano seguinte surgiu o Formulário e no outro o Dicionário de Medicina Popular, ambos desde então em edições  sucessivas, estando suas obras na 19º edição no ano de 1927, muito alterada e em dois volumes, tendo sido adotado entre nós ao lado do Códex Francês, como livro de consulta obrigatória nas farmácias.
 Por sua majestade imperial D. Pedro II foi ele agraciado com os graus de Cavalheiro da \ordem de Cristo e de Oficial da Ordem da Rosa

Bibliografia: Revista Brasileira de Farmácia – Dezembro de 1942 –Dr. Alfredo Nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário