sábado, 27 de outubro de 2012

As dez árvores genuinamente brasileiras mais úteis na medicina


O Brasil com o seu enorme e rico território quase totalmente coberto, outrora, por pujante flora, sulcado de grandes rios, possuindo todos os climas a ponto de revitalizar com a Europa em muitos lugares, é na verdade, um dos países mais opulentos nos três reinos da natureza, nada tendo que invejar aos solos europeus, asiático ou africano.
Andira araroba
Tratando-se então do reino vegetal, nenhuma nação o iguala no mundo;sua flora é mais pomposa que se conhece. Há ai plantas medicinais de alto valor terapêutico, algumas sem similares estrangeiras; as melhores madeiras florestais, servindo tanto às construções civis como navais.
Para a arborização de ruas e jardins, para o adorno, a nossa flora ostenta uma confusão de vegetais que extasia os turistas, os que, penetrando as florestas e matas, se deslumbram diante da beleza e do colorido das flores e se embriagam com a suavidade de seus perfumes.
Quanto aos vegetais que servem para a alimentação, sobram-nos plantas genuinamente indígenas sem contar aquelas que se prestam ao simples deleite e que são em grande número, fornecendo frutos saborosissímos a que faltam apenas a adaptação e a cultura.
Entre as nossas plantas úteis à indústria e à medicina, cuja magnífica série vai desde a modesta e rasteira poaia até ao frondoso e gigantesco óelo vermelho, não contamos o grande número de pequenos vegetais que, todavia, não deixam de prestar os maiores serviços à indústria , são ainda de imensa utilidade na medicina, servindo à terapêutica do país e do estrangeiro.
Entre estas destacam-se dez, genuinamente brasileiras, já desde remotas épocas, estudadas e conhecidas por suas propriedades medicinais.
Araroba , Andira araroba, Aguiar
Também chamada de Angelim amoso e Angelim amarelo é encontrada, com certa abundancia, nas matas da Bahia, Sergipe e Espirito Santo.
É arvore de 20-25m de altura sobre 20-30cm de diâmetro, com as folhas alternas e compostas. O pecíolo comum varia de tamanho é de 33 a 44cm de comprimento, com 20-24pares de folíolos alternos, articulados, de 2,1/2 a 4 1/2cm de comprimento sobre 1 a 1 ½ cm de largura no limbo, coloridos de verde claro na face superior e de acinzentado na inferior.to é drupáceo e ovoide
A Araroba ou o pó de Araroba é o melhor medicamento contra as varias afecções da pele.
(segue na próxima semana)

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal-Gustavo Peckolt

Um comentário: