sábado, 17 de novembro de 2012

As árvores medicinais, Anda Assú e Pao Pereira


Anda Assú
Johannesia princeps, Vellozo

É o que vulgarmente é chamado de Fruto de cotia e que cresce nas matas dos arredores do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas, São Paulo, Pará e Bahia.
Esta árvore é mais comumente encontrada nas proximidades das costas. Não é grande árvore; alcança geralmente 10-15m de altura. Tem a casca lisa, acinzentada ou esverdeada; a entrecasca é branca e contém um suco aquoso ligeiramente lactescente e transparente.
Anda Assú
As folhas são alternadas, com um longo pecíolo e acham-se divididas em 5 folíolos parciais, curtamente peciolados, ovais acuminados , de face superior verde luzidia e de face inferior de um verde mais claro.
A inflorescência acha-se na extremidade dos ramos, em panículas de pequenas flores esbranquiçadaS e levemente aromática.
 O fruto é do tamanho de uma pequena laranja, com o envoltório externo carnoso, rugoso, verde escuro e cheio de depressões, abrindo-se em 3 partes e com o endocarpo lenhoso, encerrado e sementes ovais brancas.
O principal emprego desta planta é feito das sementes ou do óleo gorduroso extraído delas, que é usado em substituição ao óleo de rícino, como purgativo brando e agradável; em doses menores é de maiores vantagens do que aquele.

Pao Pereira. All.
Geissospermum vellozil, Fr All

É uma árvore mais comum e conhecida no Brasil, encontrando-se em todos os herbanários as cascas do Pao pereira, como é ele conhecido pelos selvícolas, palavra de que se derivou a denominação atual e que significa “casca preciosa”.
Nos arredores do Rio de Janeiro, não se encontra mata alguma, no alto da serras, que deixe de possuir o Pao pereira. E também encontrado com abundancia nos estados de Minas, São Paulo, Bahia, Espirito Santo.
O Pao pereira ou Pereiroá, não é uma árvore elegante quando bem desenvolvida, mas quando novo, é de bonito aspecto, ereto, de casca pardacendo amarelada, de superfície farinácea. A entrecasca, amarelo-acre, desfaz-se em largas fibras papiráceas e tem sabor muito amargo, desagradável.
Os ramos acham-se sempre dispostos na parte superior, eretos e destacados, com as folhas alternas, ovais, lanceoladas e destacadas nos ramos, por causa da direção horizontal destes; são essas folhas coloridas de um belo verde-escuro, muito lustrosas, lisas e levemente onduladas.
A inflorescência acha-se em racimos extra-axilares, menores que as folhas e com as flores pequenas, coloridas de pardo.
Os frutos tornam-se notáveis, pela disposição divergente que tomam uns em relação aos outros, em sentido horizontal; quando maduros, são carnosos e da cor amarelo clara.
A entrecasca de Pao pereira é considerada como um dos melhores tônicos e antifebrifugos da flora brasileira.
É empregada para os mesmos fins que as cascas da Quina Peruviana.

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal –Gustavo Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário