domingo, 4 de novembro de 2012

Copaiba


Copaifera Langsdorffil, Desf.
Copaibeira

A Copaiba é a Copaiva dos nossos selvícolas, cujo nome se corrompeu até adquirir aquela forma COPAIBA, dizendo também Copahyba ou Copaibeira vermelha; é encontrada nas serras dos arredores da Capital federal, nos estados do Rio, Minas, São Paulo, Espírito Santo, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão, Goiaz, Mato Grosso, etc.
É árvore mais conhecida pelo emprego medicinal, tanto no Brasil como no estrangeiro.
O seu caule alcança geralmente perto de 40 metros de altura sobre 40cm de diâmetro, nas florestas virgens e sempre no alto das montanhas que ela fica.
Na terapêutica emprega-se o suco extraído do caule, óleo resinoso, impropriamente chamado “óleo de copaíba”, como ótimo estimulante, anticatarral e antiblenorrágico.

Gameleira
Urostigma doliarium, Miq

É esta planta a Cupaúba-assú dos nossos índios conhecida também por Figueira branca, Cerejeira E Gameleira de purga.
O nome vulgar vem do enorme tronco desta planta presta-se ao fabrico de gamelas
É encontrada na capital federal e em quase todos os Estados do Brasil.
É uma árvore alta, de galhos bem grossos, sempre mais ou menos tortuosos e cujo caule alcança cerca de 20 ou mais metros de altura, sobre 2 metros de diâmetro; tem a casca grossa, dura, de madeira leve, branca e de tecido frouxo.
As suas folhas são grandes ovais, eliticas, regulando cerca de 15-30cm de largura, com o pecíolo grossos, aveludado e com os pelos de cor ferrugionosa. Tem flores monoicas.
O fruto é do feitio de um figo comum e quase do mesmo tamanho.
Na medicina emprega-se o suco leitoso da árvore, além de ser um magnífico antihelmintico, é considerado como específico da opilação
É também digestivo e purgante, podendo por suas faculdades digestivas, ser colocado ao nível do suco leitoso de mamão, Carica papaya e do jaracatiá,  Jaracatia dodecaphylla

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal "As dez genuinamente brasileiras mais úteis a flora medicinal do país. Dr Gustavo Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário