sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Guaraem é árvore medicinal brasileira.

Árvore de Guaraem

Guaraem é a Pradosia lactescens, Rachl é a casca doce ou ibiraés ou, ainda a Ymyraeem dos selvagens, que foi transformado em Buraem ou Guaraem pelos civilizados. Diz-se que é uma planta muito lactescente, o que não é verdade; de sua entrecasca, quando ferida, exsuda um ligeiro suco glutinoso, levemente lactescente e que se coagula rapidamente mesmo dentro do golpe.
Os seus frutos são muito parecidos com os que vulgarmente se chamam Bacupari miúdo. É uma planta bastante comum dos arredores da Capital Federal, no alto das matas e geralmente numa altitude de 300metros mais ou menos. Encontra-se também nos Estados do Rio de Janeiro, Minas, Espirito Santo e São Paulo.
As árvores de Garaem que tempos encontrado nas nossas florestas são geralmente de 25 metros de altura sobre 25 a 30 centímetros de diâmetro, de ramos tortuosos, de casca de cor ferruginosa, coberta de maculas de um amarelo ocre, deixando desprender pequenas manchas da epiderme, como se dá com o caule a cicatriz em forma de maculas amareladas, que vai depois escurecendo até tomar a cor natural da casca.
Esta casca é lisa e macia e acha-se intimamente ligada à entrecasca, que é dura, de cor branca, levemente arroxeada e de sabor doce, agradável de alcaçuz, e logo depois levemente áspera, quando fresca.
As folhas são opostas, ovais, arredondadas, de 5 a 7cm de comprimento sobre 3cm de largura, com o pecíolo de 132-18cm de diâmetro; são lisas, verde escuras, lustrosas como se fossem envernizadas, variando de dimensões no mesmo ramo, de modo a encontrarem-se muitas vezes folhas de 5 cm comprimento ao lado de outra de 7 cm.
Na terapêutica empregam-se as cascas da árvore, as quais, quando secas, são duras como couro e de cor pardacento escura.
São usads como tônico, anti-disentérico, adstringente, anti-catarral e anti-hemorroidal.
O extrato aquoso dessas cascas é muito conhecido também em formulários estrangeiros com o nome de Monesia, aliás, também dado à casca, e considerado um dos melhores remédios para curar as disenterias e os catarros crônicos, sendo a sua ação pronta e rápida.
É planta oficinal na farmacopeia de alguns países.
Hoje está árvore é uma frutífera de Mata Atlântica raramente encontrada.

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal  autor Gustavo Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário