sábado, 10 de novembro de 2012

As principais árvores medicinais do Brasil


Sicopira
Bowdichia virgiloides, H.B.K.

O nome por que é vulgarmente conhecida esta planta Sicopira, é uma corrupção de Sepo-pira, palavra indígena, que significa pro seus elementos (sepo=raiz, pira=peixe), raiz para o peixe.
Cresce esta planta no Estado do Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santo, Para, Mato Grosso, Amazonas e Goiás.
É uam árvore de 15-24m de altura, sobre 4 a 5 metros de circunferência, com a madeira de cor parda com pontos esbranquiçados e de peso específico igual a 1,092
Tem os ramos e os folíolos completamente lisos; o fruto é uma pequena vagem, conhecida pelo nome de faveiro e a semente é chamada fava de Sicopira.
Emprega-se na terapêutica a entrecasca da árvore e as cascas das raízes, consideradas como tônico e depurativo enérgico as moléstias da pele, impurezas do sangue, ulceras, reumatismo e sífilis. As sementes curam as dores reumáticas, em cocção em óleo e usadas em amuletos.

Óleo vermelho
Toluifera peruifera
Myrospermum myroxylon, Freire Alemão.

Casca óelo vermelho
O óleo vermelho, também chamado Árvore do bálsamo, é tido por uma das primeiras árvores das nossas florestas, por causa da importância, beleza e aroma de seu cerne, que é vermelho cor de tijolo e resinos
É encontrado nas nossas matas virgens, no alto da serra, ostentando um porte magestoso.
É abundante na Mata Atlântica.
O tronco, que atinge em geral de 20-30 metros de altura, pode alcançar a 6 metros de diâmetro.
A casca, camada tuberosa é grossa, regularmente gretada, de cor pardo-avermelhada, destacando-se com facilidade e deixando a descoberto forma uma casca de superfície granitosa, de cor amarelada ou esverdeada e, abaixo desta, o líber branco fibroso, papiráceo, contendo bastante resina.
Esta entrecasca, epla dissecação, deixa desprender aroma agradável de cumarina, um tanto balsâmico
O cerne é formado por um tecido compacto, de bela cor vermelha-clara e tijolo, de aroma fraco e balsâmico, quando seco. As folhas são compostas, tendo algumas vezes os folíolos alternos. O pecíolo comum é de 10-12 cm de comprimento, com os folíolos ovais-oblongos, agudos e em numero variável para cada folha. Todas as partes da planta são consideradas medicinais, a casca a entrecasca, a madeira e as folhas.
Da árvore obtem-se, por incisões, uma resina seca e um suco, óleo resinoso, chamado balsamo de óleo vermelho, balsamo ou balsamo peruviano.
A resina seca possui propriedades estimulante  anticatarrais e expectorante. O óleo resinoso, além de possuir estas mesmas propriedades, é usado externamente, nas moléstias de pele e nas úlceras crônicas.

 Bibliografia: Revista da Flora Medicinal.Gustavo Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário