sábado, 1 de dezembro de 2012

Frei José Mariano da Conceição Velloso


Entre os naturalistas brasileiros que se empenharam no estudo da nossa flora, o insigne franciscano Frei José Mariano da Conceição Velloso ocupa o lugar de destaque por suas valiosas contribuições a fitologia brasileira.
Foi um sábio de valor que, no silêncio de seu claustro se dedicava ao estudo do mundo orgânico ávido por arrancar á fecunda natureza os segredos que ela oculta dentro das nossas florestas.
Nasceu Velloso Xavier, como se chamava no século frei Mariano, em 1742 na então província de Minas Gerais e foi batizado na freguesia de Santo Antonio da vila de São Jose comarca de Rio das Mortes, bispado de Mariana. Quando começou com seis anos de idade a estudar os rudimentos das primeiras letras, era de ver o afinco com que o jovem José Mariano estreou na carreira literária. Já bem cedo manisfestou uma grande inclinação ao estudo das ciências naturais, e principalmente uma forte predileção pela botânica. Mais do que os clássicos gostava ele dos livros que falavam da natureza, fazendo muitas vezes com seus companheiros excursões botânicas entrando nos bosques a procura de flores, afim de pesquisar-lhes os nomes anotar-lhes a diferença morfológica. Apesar de nunca ter tido mestre, ele conseguiu em pouco aprender as principais plantas no lugar onde nasceu.
Foi em 1760, mais ou menos, que lhe madrugou o sentimento religioso e irresistível atrativo o chamou a vida de padre. Seus pais ficaram felizes em notar-lhe a vocação para a vida sacerdotal, pois naquela época, a maior honra a que podia aspirar qualquer família, era a de contar entre seus membros alguns frades ou padres. Assim, Velloso quando terminou seu curso de latim  abraçou a vida sacerdotal, na época contava com 19 anos de idade, em 11 de abril de 1761, tomando o hábito de São Francisco no Convento de S. Boaventura na vila de Macacú. Um ano mais tarde depositou no altar o voto solene de abandono do mundo social e as ambições humanas.
Veio então cursar as aulas de filosofia no Convento de S. Antônio do Rio de Janeiro. O amor ao estudo crescia com entusiasmo de subir os grãos da hierarquia. Recebeu ordens menores de Frei Antônio do Desterro. Foi eleito pregador na congregação em 28 de julho de 1768. Em 1771 passou do Rio para São Paulo onde foi instituído confessor dos seculares e repetidor de geometria, cargo esse que exerceu até 3 de maio de 1779, época em que foi nomeado lente de retórica do Convento de São Paulo. Foi neste cargo que começou a subir a serra de Paranapiacaba e descer os mais profundos vales em busca de plantas para seu trabalho. Visitou Paraty e as ilhas do Rio Paraíba do Sul. Nesta ocasião foi acometido por uma oftalmia que por oito meses o ameaçou de ficar sem uma das vistas. No entanto, conseguiu reunir suas investigações, num trabalho fitológico de imenso alcance científico que chamou de Flora Fluminese.
Bibliografia: Almanaque Agrícola Brasileiro 1927. Frei Thomaz Borgmeir, O.F.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário