domingo, 19 de maio de 2013

Guaco


É uma composta de aspecto bonito que, enroscando-se, cobre com seus ramos
Botanicamente pertence a tribu das Eupatoriaceas, sendo seu no científico Mikania scandens. De plantas do mesmo grupo no Rio Grande do Sul temos perto de uma dezena, sendo entretanto esta da qual estamos tratando a mais conhecida entre nós e que o povo reconhece pelo nome de Guaco ou mesmo Guaco de Quintal.
Mikania scandescentes
É uma planta herbácea, volúvel, de ramos cilíndricos, verdes e folhas cordiformes, agudas, com os bordos incisos, crenados; estas são também verdes brilhantes, vão alem de dez centímetros de comprimento e apresentam na base até sete nervuras principais. As inflorescências são em corimbo, as flores brancas,a corola em forma de funil, os frutos (achenios) tem dois milímetros de comprimento.
Encontra-se facilmente este Guaco nas matas do estado, sendo espalhado por toda a América do Sul e bem conhecido desde as Guianas até Montevidéo; prefere os terrenos humidos e, como dissemos, é hospede vulgar dos nossos quintais, mesmo no centro da cidade.
Desde muito tempo esta robusta trepadeira gose entre o povo de grande reputação, devido ás suas diversas virtudes medicinais, muito semelhante ás da Mikania oficinalis, que é outro guaco, o Guaco da Serra. As partes aproveitadas são as folhas e os brotos verdes, quer em infusão (chá) quer em tintura, preconizada nas moléstias dos pulmões. Febrífuga, Tonica e anti-dispética, pode ser preparada em infusão de quatro gramas de planta em 180 gramas de água fervendo.
Os nossos vizinhos do Uruguai acreditam na sua ação eficaz contra as febres intermitentes, reumatismo e gota, e até contra as mordeduras de cobras
Em geral é tida como sucedaniea da Mikania officinalis, ou Mikania guaco de certos autores e que indígenas também do Rio Grande, é conhecida pelo nome expressivo de Herva das Serpentes

Bibliografia: Almanak Agrícola Brasileiro 1932-1933 – Alguns representantes da Flora Medicinal do Sul do pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário