quarta-feira, 1 de maio de 2013

Plantas, princípios ativos e uso terapêutico

Arroz -  Oryza sativa

ArrozOryza sativa L.
Quimica:Amido 80%; pitina 8%
Uso terapêutico: Emoliente, usado em glicídio banhos, cataplasmas, lavagens, como excipiente de medicamento de ação enérgica ou insolúveis e com pó.

Aveia – Avena sativa L.
Química:Cinzas 6,21%;Amido 60%; Glucoside, avenoside; avenalina (proteínas natural); betaina
Uso: como alimento

Trigo – Triticum sativum Lam.
Aveia
Química: 70% amido; sitosterina e prasitosterina (phytosteroes); 2% phytina; leucosina (proteína), glutenina (proteína), gliadina ( proteína natural) ; urea (base púrica)
Uso terapêutico: É emoliente, usado em glicereo, cataplasma, lavagens , como excipiente de medicamentos de ação enérgica ou insolúveis e como pó
Vanilov (1926) dividiu todos os trigos cultivados em 3 grupos levando em consideração a origem geográfica, caracteres morfológicos e citológicos, afinidades sexuais, resistência a doenças parasitárias.

Cevada – Hordeum vulgare L,
Quimica:Fitbogen, numa analise encontrou 24,57 de cinzas onde pode identificar o K, Na, CaO, MgO, Fe Ph, Cl etc...
A hordenina tem a forma de prisma, funde a 117,8 e se sublima entre 173 e 174; é solúvel na água, no álcool e no éter; pouco solúvel no benzeno e no tetracloreto  de carbono. Encontra-se mais a Cevadina e a Guanina e Hordeína (proteína derivada).
Uso terapêutico: A cevada é emoliente e nutritiva, sendo que neste último caso usa-se a cevada socada ou mondada e privada de casca.
A hordeina possue propriedades simpatomiméticas, muito atenuadas, quase que não é usada, no entanto o sulfato de hordenina o é, quer por via oral quer por via hipotérmica, como Tonico cardíaco em doses diárias de 0,50 (via Hypodermica) no casos de enterocolite, desistiria, febre tifoide e perturbações gastro intestinais bem como nos casos de hipersecreção; por via oral dose de 0,50 -2,0 por dia; nas diarreias infantis 0,05 por ano de idade por dia.

Carnaubeira – Copernicia cerifera (Arr.Cam)
Química – A cera de carnaúba (produto de secreção que se encontra na superfície das folhas) contem; éter-sal myricilico do acido cerotinico, álcool miricilico, álcool melissilico ( que combinado sob a forma de cerotato melissilico é um dos componentes essenciais da cera de carnaúba) acido cerotico; acido melissyco
Usos terapêuticos: A cera é usada como veiculo para pomadas, sabonetes, etc...; a raiz é depurativa (mais ativa que a salsaparrilha) contra a sífilis secundaria, ulceras, afecções cutâneas, reumatismo, é diurética.

Daemonorps Draco Blume – Calamus Draco, Calamus accendens; Calamus rubes;
Area geográfica – É planta nativa de Sumatra, Java Borneo, Moçlucas, Indo-China, Malasia.
Composição química; O sangue de drago, que é fornecido por esta planta, contem éter  coresinotanolico, dois ácidos benzoico e Benzoylacetico; phlobapheno, phloroglucinol; acido benzoico; Resina branca 2,5|%: dracoalbana; Resina amarela 13,6% draco - resina
Uso terapêutico: Era muito usada como adstrigente e stiptico na sialorréa, affecções pulmonares, suores profusos, diarreia, hemorragia, chagas, ulceras; para pós dentifrício

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal outubro/1938- Jayme P. Gomes da Cruz e Oswaldo A. Costa Pharmaceuticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário