quinta-feira, 6 de junho de 2013

Maracujá

Trepadeira muito vulgar em certas zonas do estado, apreciada em toda parte por suas flores vistosas, complicadas e esquisitas que sobre ela chamam a atenção dos botânicos primeiro, depois dos floricultores e até dos escritores e poetas. Daí o nome de Flor da Paixão que lhe deram os primeiros missionários e de “passiflora” com que Linneu distingui esta planta indígena da América do Sul. (Passifloraceas)
Entre nós a espécie mais vulgar é a Passiflora caerulea que se encontra enredada nas cercas vivas, até nos arredores das cidades.
Passiflora edulis
Enquanto a gente da terra não faz caso desta riqueza natural botânica,  fora daqui é planta muito procurada para adorno e para cobrir caramanchões que embeleza com sua rica folhagem, com suas primorosas flores azuladas” e suas frutas amarelas do tamanho de um ovo de galinha, e comestíveis.
Outras propriedades, porém, desta trepadeira não devem ser ignoradas e são as medicinais, propriedades estas que da medicina caseira passaram a ser objeto de estudo dos químicos farmacêuticos e são desfrutadas na medicina científica até sob forma de especialidades nacionais e estrangeiras.
As partes aproveitadas são as flores, as folhas e as raízes ficando os frutos somente como comestíveis, quer verdes quer maduros. O chá das flores foi preconizado em casos de bronquites e tosse rebeldes.
O Dr. Araujo aconselhava para isso o chá das folhas. Estas como também as raízes em cozimento, são tidas como vermífugas. O uso mais indicado do Maracujá é a infusão das folhas, usada como calmante nas crises nervosas e neurastenias, como também em casos de insônia. A ação deste chá foi comparada com a da morfina, sem a presença, todavia dos inconvenientes desta. O sono produzido é natural e deixa a pessoa depois de acordada, descansada e bem disposta. Há no comércio produtos denominados “Passiflora” e “Passiflorina”, obtidos geralmente tratando as folhas secas desta e das outras espécies, mas pode-se preparar em casa com as folhas diretamente tiradas da linda trepadeira.

Bibliografia: Almanak Agrícola Brasileiro 1932-1933 – Alguns representantes da Flora Medicinal do Sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário