sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sapatinho de Yayá e Erva de Bicho

Uma linda trepadeira, bastante vulgar nas cercas vivas do País e conhecida também pelos nomes de Sapatinho do Diabo, Chagas miúda, Chagas da miúda, Capuchinha, (Flor de petitos no Uruguai). Cientificamente, enquanto e era antes colocada no gênero Tropacolum, hoje se chama Chaetocarpus pentaphyllus da família das Tropeolaceas.
Capuchinha
A nomenclatura vulgar deriva da forma esquisita das suas flores anormais purpurinas e verdes, enquanto o nome específico de pentaphylla deve-se a forma das folhas que são pentafolioladas, isto é, compostas de cinco folíolos dispostos a maneira dos dedos de uma mão. O caule é herbáceo e volúvel; sustenta-se também com os pecíolos das folhas que se torcem, desempenhado o papel das gavinhas.
É planta ornamental, que serve muito bem para cobrir caramanchões. As folhas e as flores são artisticamente bonita, os frutos são pequenas bagas comestíveis; resiste perfeitamente ao frio do inverno e começa a florescer muito cedo na primavera.
As raízes e as folhas são medicinais. As raízes são usadas também em chá, como anti- escorbuticas, e nas afecções da pele, como depurativas; as mesmas propriedades são atribuídas às folhas.
É planta elegantíssima e útil, que deveria ser mais conhecida e aproveitada na cultura em nossas hortas e nossos jardins.
Eva de bicho
Nos terrenos úmido, alagadiços nas margens dos fossos, encontra-se esta planta herbácea, que, as vezes, vive até submergida na água em lugares pouco profundos
É uma das espécies que o povo mais conhece entre os vegetais medicinais, e é vulgar em todo o país. Pertence botanicamente à família das Poligoniaceas, sendo o seu nome científico Polygonum acre, em outros lugares do norte a Erva de Bicho chama-se de Capitiçová
Caule glabro, folhas lanceoladas, de cor mais ou menos avermelhada, inflorescência em espiga; flores hermafroditas, pequenas, branco rosada, fruto achenio. De origem europeia, floresce nós durante todo ano e dissemina-se com facilidade crescendo bastante depressa.
A Erva de bicho tem vários usos medicinais caseiras e os efeitos foram comprovados em grande parte pela ciência sendo em geral considerada como estimulante, diurética, rubefaciente, vulneraria; pode ser usado topicamente ou em cozimento, suco, xarope, cataplasma, banhos, clisteres, semicúpios conforme o caso e circunstâncias.
Topicamente usam-se as folhas e os caules frescos e pisados à maneira de cataplasma, contra os mamilos hemorroidais e para curar úlceras crônicas e de mau caráter. Postos nas bicheiras conseguem matar as larvas das moscas e depois cicatrizar as feridas. Por isso seu nome vulgar de Erva de vicho.
Em banhos, na proporção de 30grs  do vegetal em cada litro de água, alivia as dores hemorroidais, como também se pode preparar uma pomada com a auxilio de banha fervida juntamente na panela.
O chá feito na proporção de 30grs da Erva de Bicho em meio litro de água fervendo, é bom remédio nos casos de disenterias, retenção de urina, catarro intestinal, precisando tomar desta infusão um cálice de hora em hora. Contra as dessenterias e como medicamento diurético, pode-se usar, enfim, o suco expresso da planta, quer em xarope, quer de mistura com leite de vaca, na dose de 15 até 40grs.
Além destas propriedades medicinais, sabe-se que esta planta é tóxica para os peixes e é vermicida; o suco pode ter aplicação na indústria de clarificação do açúcar.

Bibliografia: Almanak Agrícola Brasileiro 1932-1933 – Alguns representantes da Flora Medicinal do Sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário