sexta-feira, 12 de julho de 2013

Agrião

Outro nome vulgar que indica indiferentemente varias espécies geralmente encontradas em lugares úmidos e mesmo na água, classificadas por um conjunto de caracteres botânicos da família das Cruciferas e aos gêneros Nasturtium, Ssymbirum, Cordamine etc.
O povo  que as distingue acrescenta a palavra “Agrião” as especificações de : Bravo, da terra, do brejo, do Pantano segundo o habitat de cada uma delas, distinguindo com Agrião Verdadeiro a espécie mais vulgar, mais famosa e mais espalhada que é o Nasturtium oficinale
Nasturtium oficinale
As espécies bonariense, palustre, silvestre, depois de oficinal, são as mais vulgares da nossa flora e vegetam em lugares de banhado, nas margens dos rios e das lagoas, dos fossos, das poças, em todo o Estado e todas podem substituir o verdadeiro Agrião nos usos culinários e medicinais.
São todas crucíferas, caracterizadas pela forma típica de corola com quatro pétalas brancas ou amarelas e pelo fruto também característico, que é uma silíqua mais ou menos oblonga (duas lojas com septo central segurando as sementes). A espécie que no Pará e outras regiões do norte é conhecida pelo nome de Agrião e é aconselhada nas farmacopeias locais, pertence ao gênero Spalanthes e á família das Compostas.
Como dissemos todos os agriões acima lembrados tem mais ou menos as mesmas propriedades, sendo apreciadas como salada saudável, estimulante e depurativa e por outras propriedades medicinais. As folhas em cataplasma dão bom resultado nas feridas bravas.
Toda planta fresca é usada em casos de atonia do aparelho digestivo, como estimulante para combater o raquitismo, a escrófula, as afecções escorbúticas, bronco-pulmonares, os catarros pulmonares crônicos.
É diurética depurativa e impõe-se especialmente como salada aos diabéticos, sendo considerada como tônica escorbutica de valor; para isso, dela extrai-se um suco e um óleo muito aproveitados na medicina. Estas propriedades encontram-se, si bem que menos eficazes, na planta enquanto desaparecem depois de cocção: a maneira mais própria é o uso da planta fresca e em flor.

Bibliografia: Anuário a Agrícola Brasileiro 1932/1933 Algumas plantas da flora medicinal do Sul do pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário