domingo, 3 de maio de 2015

A árvore da vaca de leite

A árvore leiteira como é conhecida pelos botânicos de Brosimum galactodendron ou Galactodendron utile, que é nativa em uma faixa de terra entre a Venezuela na América Equatoria e Barcelona na Espanha a leste.
Os terrenos onde lea vegeta variam de 500 a 1000metros de altitude, achando-se ai isolada ou raras vezes em grupos de 6 até 10 exemplares e a natureza do solo e condições de clima pouco diferem da Serra de Friburgo, de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro.
É uma árvore majestosa, de extraordinárias dimensões e admiráveis qualidades.
As de tronco corpulento produzem copioso suco, muito semelhante ao leite de vaca. Puro ou misturado com café, apresenta gosto e aspecto semelhante aos da mistura deste com o leite de vaca.
Leite de 
Os camponeses na Venezuela empregam-no como remédio eficaz contra moléstias intestinais e pulmonares.
O professor Henitz fez a analise deste suco leitoso e achou em 100gras de suco: albumina, 40grs, Cera A, 5,80grs, Cera B 31,40gs substancia gomosa e açúcar 4,70grs e sais 0,40grs.
Esta análise não explica claramente a saponificação ou a emulsão da cera liquida.
Em outra análise feita por Boussingault com 100grs deste suco leitoso encontrou: Princípio particular saponificável e cera 35,20grs ; substancia sacarina 2,80grs. Substancia albuminoides 1,70grs, sais 0,50grs, substâncias indeterminadas 1,80grs
A aparente analogia deste suco com o leite de vaca é razoável, apesar de medir grande distância um do outro; e a sua viscosidade é devida a muita cera que tem, parecendo esta última idêntica a cera fornecida pelas abelhas.
Pela composição deste suco vê-se que ele não é um produto verdadeiramente alimentício como de fato apregoam, servido somente para encher o estomago, possuindo pequena proporçãpo de princípios nutritivos.
Leite de Arvore da vaca de leite.
O Sr Benties diz que o leite dest árvore é, para maior parte dos homens, um estimulante que não poderá tomar sem risco e que é um remédio enérgico principalmente nas afecções do sistema urinário e pulmonar.
É certo que algumas árvores das nossas florestas extraem-se resinas e substancias mais ou menos semelhantes à cera das abelhas; mas delas esta é uma das que fornece quantidade por meio simples, econômico e fácil.
Feitas algumas incisões no tronco, recebe-se o suco que é exposto aos raios de sol em vasilhas de largas superfícies.
Este suco leitoso é perfeitamente miscível com água em todas as proporções, não se coagulando pela ebulição depois de misturado, nem também pelos ácidos, como dá-se com o leite de vaca.
Com o papel de tornesol dá ligeira reação acida.
O suco evaporado a banho maria dá um resíduo aromático, que pode servir de incenso nas igrejas.
Da mesma maneira que o leite, depois de fervido e algumas horas de repouso, separam-se em duas partes, uma mais líquida e outra mais densa.

Abandonado ao ar acidifica-se adquirindo um cheiro desagradável, que pode ser evitado pela ação prévia de algumas gotas de acido clorídrico

Bibliografia: Peckolt, Gustavo: Revista União Médica, Matéria Médica e Farmacológica. 1925

Nenhum comentário:

Postar um comentário