domingo, 29 de novembro de 2015

Feuillea Trilobata. L.

Nos estados compreendidos entre 7º e 24º de latitude sul é também denominada Fava de Santo Inácio, talvez em consequência do sabor amargo apesar de não ter nenhuma semelhança com a planta anterior; nos estados do norte é chamada Noz de serpente.
Planta trepadeira, pilosa em todas as suas partes, com folhas de 3 a 5 lobos obtusos. Flores de cor amarela, as masculinas em panículas as femininas separadas raramente em pares. Fruo arredondado, com 9 cm de diâmetro com casca resistente de 2mm de grossura, com 6 a 12 sementes redondas, tão juntas que formam uma bola de 4 ½ cm de diâmetro, sem a casca o fruto tem um sabor amargo forte.
Em Cantagalo encontrei quase que exclusivamente a variedade Tomentosa Cogn. A qual tem um tomento cinzento e possue folhas com 3 lobos obtusos. As experiências com os albumens foram publicadas no ano de 1862 no “Archiv. Der Pjharmacie pelo Dr, Bley. Ainda mencionei alguns tarbalhpos do ano seguinte com respeito as sementes.
A gordura, que tenciono mandar ao Prof. Dr. Thoms, e se encontra na minha coleção, após tantos anos não acusa alteração alguma.
A substancia amarga, Feulina se obtém, extraindo-a por meio de álcool das sementes desengorduradas, dissolvido o liquido em água acidulada com ácido acético, a solução tratada pelo acetato de chumbo e filtrada é reduzida a pequeno volume pela evaporação é agitada com éter, clorofórmio e éter; vaporizada, agora com álcool amilico até a secura é em seguida tratada pela água até ficar sem sabor e com solução tânica afim de torna-la límpida.
As sementes são aplicadas pelo povo contra as mordeduras picadas de escorpiões e vespas, como também em casos de envenenamento vegetal, especialmente com água de mandioca, extraída da espécie Minihot utilíssima. O envenenamento por esse meio, em pessoas, é possível apenas em casos de suicídio, como contra veneno aplicam-se cinco albumens em emulsão com meia garrafa de água, para ser tomada uma colher das de sopa de 15 em 15 minutos.
Para animais esse caso acontece mais vezes e se aplica 20 a 24 albumens em água, para serem dados em quatro vezes. Tive ocasião de observar em uma fazenda um animal envenenado, de ventre volumoso. Tremia e parecia espantado, o fazendeiro aplicou logo 24 albumens, e repetiu a mesma dose no dia seguinte. No terceiro dia desapareceu a inchação por completo e normalizou-se o estado de saúde do animal.
Atribui-se esse efeito tão rápido e favorável a qualidade purgativa do vegetal, e é de se supor terem os mesmos resultados em qualquer outro envenenamento vegetal, mesmo não demonstrando os mesmos sintomas.
Empregam também triturado com açúcar, dividido em oito porções, uma porção 3 a 4 vezes ao dia, contra amarelão. Flatulência e afecções dos rins causadas pela febre amarela. O povo prepara o óleo, cozinhando as sementes em água, o qual tem cor cinzenta e sabor amargo desagradável e é dado as crianças, as colheres de chá como antelminthico; e em fricções contra o reumatismo.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário