quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Trianosperma diversifolia e Perianthopodus espelina

Trianosperma diversifolia, Cogn.
Conhecida popularmente com o nome de Tayuya miúda ou Abobrinha do mato.
Grande planta rasteira de grande extensão, com folhas vilosas, no começo com pelos macios que endurecem depois, com 5 e raramente 7 lobos, sendo inteiras as folhas terminais dos ramos secundários. Inflorescência panicular, andrógina, multifloral com
pequenas flores amaralo-esverdeadas. Frutos pequenos, ovoides, vermelho vivo de cereja, 18mm de comprimento por 12mm de grosso. A raiz carnosa castanho clara, não é tão grossa mas é consideravelmente mais comprida do que a de Trianosperma Martiana, e igualmente apreciada como medicamento e usada nas mesmas doses. Os frutos já completamente desenvolvidos, mas ainda não maduros têm fama de curar a diabetes. Tomam-se 30 grs de frutos verdes que se pisam e aos quais se juntam 60 grs de casca de caju (Anacardium occidentale) e coze-se tudo junto durante um quarto de hora. 12 horas depois côa-se, junta-se água até completar 1 litro e toma-se 3 vezes por dia um cálice cheio. Os frutos verdes não tem cheiro, mas pisados cheiram mal e tem um gosto picante, amargo e nauseante.

Perianthopodus espelina, Manso
Planta encontrada nos estados de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O nome popular é Espelina em Minas Gerais chama-se Tomba.
Planta secaPlanta cipó, rasteira, monoica com raiz perene, folhas lineares, com 3 lobos obtusos. Flores de cor branca, sendo as masculinas maiores que as femininas. Frutos compridos, carnosos, brilhantes e de cor amarelo-vermelha, com 21mm de comprimento e 11mm de grossura. Sementes achatadas, de cor branco-acinzentada, com semente branca amarelada, de sabor acre, não são aproveitadas nem as sementes nem as folhas.
A raiz é um remédio reputado como tônico e drástico, principalmente nos casos de histeria, histeralgia e afeções espasmódicas.
Como tônico usa-se 0,1 a 0,05 do pó da raiz ou tintura (1:5) quatro gotas em cada refeição. Em ataques histéricos usa-se 4 gotas, 3 a 4 vezes por dia, diariamente aumentando todos os dias uma gota.
Como drástico 0,2 a 0,5 do pó da raiz ou um decocto de quatro gramas da raiz para 120 c.c. de água, tomado de uma só vez.
A raiz fresca amarela é de cheiro ativo e desagradável quando seca. As raízes oferecidas no comércio tem 15 a 20 cm de comprimento 2 a 3 cm de diâmetro, secas, redondas, com casca lisa de cor branca, fácil de pulverizar, As raízes secas não tem cheiro, e seu sabor é nauseante e amargo


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário