segunda-feira, 9 de maio de 2016

A digitalis não cura tuberculose

Nada é mais espantoso que a ignorância na medicina de 1800 sobre a verdadeira substancia da descoberta de Withering; repetia absurdos por ele destruídos. Withering reconhecera com a maior certeza os efeitos da digitális e provara do modo mais completo que era nula a sua ação na tuberculose. Proclamara com vigor que digitális tinha o poder de ativar o coração em grau nunca observado com nenhum outro medicamento. Mas os clínicos só acreditavam no que queriam acreditar. Mas os clínicos só acreditavam no que queriam acreditar. Como necessitassem de remédio para a tuberculose, admitiam o efeito da digitalis e nisso ficavam. E iludiam-se a si mesmos dizendo: “A tuberculose será daqui por diante curada tão regularmente com a digitális como a malária o é com a casca peruviana.”
Impossível uma situação mais estupida e desesperante. O específico da tuberculose estava encontrado – e nem um só doente sarava!...
digitális também continuava pessimamente usada na hidropisia. Withering explicara muito bem o modo correto da aplicação, mas já estava morto e ninguém se lembrava de ler o que ele havia escrito.
E, ainda mais, Hahnemann o fundador da homeopatia, repeliu o livro de Withering, ao afirmar que “além da digitális produzir dores de cabeça, tontura e mais coisas a sua utilidade era muito limitada”. E heróis da medicina, como Laennec, descobridor do estetoscópio e Corvisat, médico de Napoleão, nem sequer admitiam que a digitális fosse boa para os hidrópicos.
Por outro lado havia os fanáticos na eficácia, quando não viam fazer efeito, entravam pelo caminho das doses cavalares – e aí dos pacientes!
E foi assim que trinta anos após á morte de Withering a digitális teve de novo de ir-se recolhendo aos bastidores em virtude de miúdas ciumeiras profissionais, do uso da ignorância de muitos médicos. “A digitális devia curar a tuberculose, mas não o fez”, era o epitáfio que a esperava. Mas nesse momento acudiram-lhe salvadores. Não médicos de renome. Vinham dos laboratórios e clinicas, e terçavam as armas da evidencia cientifica. A marcha desse exército foi exasperadamente morosa, mas continua. Os novos paladinos colecionavam fatos e contra fatos não valem argumentos.
digitális cura a tuberculose? Atentai na lista dos doentes tratados. Milhares tiveram esse tratamento e que sucedeu? Morreram todos. De que? De tuberculose
É a digitális um tratamento perigoso para hidropisia?
Não quando usada com discernimento, isto é, com as dosagens bem calculadas para cada caso individual, como Withering acentuou.


Bibliografia: Mágica em Garrafas, A história dos Grandes Medicamentos – Milton Silverman – tradução de Monteiro Lobato – Cia Editora Nacional 1943

Nenhum comentário:

Postar um comentário