quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Ácido Salicílico encontra seu caminho junto às febres.

Durante os anos de 1873 e 74 o tom dos relatórios médicos sobre o acido salicílico foram de entusiasmo, mas depois do tempo da novidade as coisas começaram a arrefecer. Todos os médicos concordavam num ponto, que o acido salicílico fazia o doente sentir-se melhor; mas muitos passaram a admitir que os doentes que se curavam eram os mesmos que sarariam sem remédio nenhum. A media de mortes em tais e tais doenças permanecia inalterada. As vitimas da febre tifoide reagiam bravamente sob a ação do acido. Horas depois de ingerida a droga a febre caia e os doentes reviviam. Mas dias depois morriam. Isto acontecia com os doentes de tifo, pneumonia entre outras doenças.

Salix alba

A explicação do curioso fenômeno foi dada por um jovem medico suíço. Lá em um hospital provinciano, no cantão de Saint Gallen, Carl Emil Buss, impressionou-se com aquela historia de acido salicílico. Seus mestres lhe haviam dito que a droga agia como o acido carbólico, matando os micróbios e, pois, curando os doentes; mas as suas observações pessoais não mostravam bem isso. Então, o que realmente acontecia?
Buss procurou dar respostas as suas perguntas. Foi ao arquivo dos seus boletins e começou a consulta-los. Lá estava o caso de Pauline Strauss – febre tifoide, 14 dias no hospital, acido salicílico dado diariamente. Duas horas depois de tomado o remédio a temperatura caíra e ela se sentira aliviada – mas no 15 dia morreu. E lá estava o caso do pequeno Muehlhausen – pneumonia, febre alta; salicílico três vezes por dia; três quedas da temperatura e depois morreu. E estava lá o caso de Johann Bischoff, reumatismo nas juntas; com a dor acompanhada de febre alta. Tomou salicílico. A temperatura caiu e Bischoff deixou o hospital curado. Mas esse caso não era importante, porque reumatismo não mata ninguém.
O jovem Dr Buss coçou a cabeça, com os olhos fixos nos cartões. Aquilo era estranho e talvez não tivesse importância, mas estava lá. Se uma pessoa com febre toma acido salicílico, cai a febre! Seja lá o que aconteça, morra ou sare o doente, uma dose de salicílico é sempre seguida de queda da febre. E se a febre volta, nova dose a faz recuar. No entanto o tal ácido não era conhecido como febrífugo. O febrífugo por excelência era a quinina; e depois da quinina, banhos frios e drogas fracas e incertas como o álcool, a veratria, o acônito, a casca de salgueiro...Eureca!!!! É da casca de salgueiro que é retirada o acido salicílico. A casca de salgueiro vinha a séculos sendo usada pelos supersticiosos, remédio de gente ignorante.
Também havia acido salicílico no óleo de pirola antiquíssimo remédio para febre e reumatismo.
As temperaturas, agora. O que fazia o salicílico nesse setor? De volta á enfermaria Buss deu exclusivo tento a esse ponto. Não lhe importava que o doente morresse ou sarasse. O que queria era resposta a essa pergunta urgente: que faz o acido salicílico com a temperatura?
Depois de analisar diversos caso suas conclusões foram mandadas a um jornal medico de circulação mundial. “O acido salicílico”, anunciou Buss, “tem em minhas mãos reduzido a febre em todos os casos...Não importa a causa da febre”.


Bibliografia: Mágica em Garrafas, A história dos Grandes Medicamentos – Milton Silverman – tradução de Monteiro Lobato – Cia Editora Nacional 1943

Nenhum comentário:

Postar um comentário