sábado, 20 de maio de 2017

De Boticário a Farmacêutico as muitas lutas para o surgimento da profissão

Apesar das diversas instituições de ensino da farmácia pelo país no século XX, a passagem do comércio de botica para a farmácia como hoje conhecemos , custou muita luta e muito empenho para se consolidar. Afinal o hábito, na cultura popular, dificulta em muito as mudanças, por mais necessárias que elas sejam.
Dr Pedro Chernoviz
A própria lei que regulamentava o efetivo exercício da profissão persistia em chamar os farmacêuticos de boticários. O Regimento nº 829, de 29 de setembro de 1851, documento que regulamentava a profissão, fazia menção ao técnico de preparação dos medicamentos através da palavra “boticário”, e não se pense que a expressão dissesse respeito a profissionais sem diploma, pois o artigo 28 do referido regimento é claro: “os médicos, cirurgiões, boticários, dentistas e parteiras apresentarão seus diplomas...”
O hábito continuou até surgir o decreto 2055, de dezembro de 1857, onde ficou estabelecido as condições para que os farmacêuticos, não habilitados, tivessem licença para continuar a ter suas boticas. Uma ironia bem própria da cultura brasileira onde farmacêuticos e boticários, habilitados ou não, tinham pouca diferença para a média da população bem como para os legisladores, normalmente leigos em questões técnicas de farmácia.
O boticário dará definitivamente espaço ao farmacêutico depois de 1886. Isto no entanto não deve significar que o pais e suas faculdades de farmácia não produziram cientistas de nível nacional. É o caso de Luís Antonio da Costa Matos, que obteve um princípio antifebril da amêndoa de caju; Joaquim de Almeida Pinto, pernambucano, que estudou espécies da nossa flora e organizou um dicionário de botânica; Antônio Gonçalves de Araújo Penna, paulista que se dedicou a farmácia homeopática, dando-lhe grande impulso e popularidade. Ezequiel Correia dos Santos, fluminense, dedicou-se ao estudo das plantas medicinais brasileiras, procurando isolar os princípios ativos e obtendo em 1838, a pereirinha do pau Pereira, com a colaboração dos farmacêuticos Soullié e Dourado. Joaquim Correia Mello, paulista, exerceu a profissão em Campinas, onde se popularizou pelo apelido de
“Quinzinho da botica”, sua vocação era a botânica, estudioso e modesto, aplicou-se profundamente ao estudo da nossa flora, redigindo comunicações e memórias que foram publicadas nos anais da famosa “Linnean Society”, de Londres, da qual era o único sócio correspondente sul americano. Destaque especial para a farmacêutica da Policlínica do Hospital de São João Batista em Niteroi, RJ . Sua formatura foi um verdadeiro acontecimento social, pois fugia aos hábitos dos homens na profissão a época.
Em maio de 1841 aparecia com grande êxito o “Formulário do Dr. Pedro Luís Napoleão Chernoviz” e, no ano seguinte, o Dicionário de medicina Popular e Ciências Assessórias, contendo a descrição das doenças, sintomas e tratamentos, as receitas para cada doença; as plantas medicinais, as alimentícias, as águas minerais do Brasil, Portugal e de outros países. Esta obra tornou-se popular para o efetivo exercício da farmácia durante todo o século passado, e também era aceita como, bibliografia de base para a reformulação da Farmacopeia Brasileira de Rodolpho Albino, em 1947.
Foram sucessivas seis edições do Formulário, chegando a 1908; em 2 volumes de cerca de 1500 páginas cada um.
A farmácia no Brasil teve de vencer muitos obstáculos para se firmar enquanto profissão. Não era só o número de alunos reduzido nas faculdades, mas também a concorrência profissional dos químicos , botânicos, médicos, curandeiros, benzedeiras, comerciantes de seco e molhados e principalmente da pouca ou nenhuma escolaridade da grande maioria da população por vários séculos. Aliado a isso a necessidade de desenvolvimento científico nunca fez parte da cultura nativa.
O investimento para exercer a profissão não era pouco, afinal precisava de um número bastante respeitável de medicamentos simples e compostos, para efetivamente exercer sua profissão.


Para saber mais: https://www.bbm.usp.br/node/77

Nenhum comentário:

Postar um comentário