domingo, 15 de maio de 2011

Coco de Dendê

Elaeis guincensis, L.

Sind Vulg Dendê, Avoira, Coqueiro de Dendê

Esta palmeira é consideraa oriunda da África tropical, e, conforme Martius, não existem dados positivos sobre a sua introdução no Brasil, mas há a possibilidade que fossem os africanos seus introdutores no país.

Há alguns botânicos eu consideram o Dendê indígena das regiõdende2es tropicais e equatoriais da América do Sul e crê que seus frutos fossem desde épocas remotas, pela correnteza do mar ou por outro qualquer meio, para a Costa de Guiné onde, achando clima e terreno apropriado, se desenvolveu em toda a sua plenitude, não tendo sido até hoje encontrado propriamente em estado selvagem na região africana, mas somente cultivado nos lugares habitados.

Elais melanococca é cultivado em quase todos os estados do Brasil.

O coqueiro de Dendê cresce muito lentamente e para o seu caule alcançar 8 a 10 metros de altura são precisos 25 anos mais ou menos.

Geralmente os processos empregados para extração dos óleos no século XIX eram imperfeitos dos quais Theodoro Peckolt destaca:

Os frutos são metidos dentro de covas forradas de pedra e ai deixados ficar até começar a apodrecer, depois são retirados, sendo separada a parte carnosa dos caroços, a qual é fervida com água; é retirado por meio de cuias o óleo que sobre nada.

Outros colhem os frutos logo que estejam bem maduros, que sã o fervidos com água, e retiram o óleo.

Em Luanda, na África, colocam os frutos de Dendê sobre uma grelha feita com o dorso das folhas de um certo coqueiro, e, por baixo da grelha, fazem um fogo moderado até que os frutos fiquem bem quentes e comecem a deixar exsudar o óleo; retiram então os mesmos do fogo, separam a parte carnosa das sementes, a qual é colocada dentro de sacos feitos de embira e submetida a pressão, sendo guardado o óleo que se separa; em seguida, deixam o saco com o resíduo da polpa exposto ao calor do sol e de vez em quando submetem-no á pressão para separar o óleo.

Desde que a parte carnosa não dê mais óleo por este processo, ferve-se então o resíduo com água e separa-se o óleo, que é guardado como de segunda qualidade.

O óleo de Palma ou Óleo de Dendê ou Azeite de Dendê é semi- solido, de cor amarela alaranjada, de sabor adocicado e de um aroma um pouco semelhante ao de Lyrio Florentino.

Este óleo racifica em pouco tempo e por isso que no comércio há um óleo de cor amarela, escura de abobora e um aroma forte de ranço.

O óleo de Dendê é empregado na culinária na medicina popular além de ser usado para iluminação.

Na medicin popular o azeite de Dendê é usado em fricção, contra reumatismo e também contra algumas doenças de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário