domingo, 17 de julho de 2011

Ipecacuanha Usos e Indicações

Esta raiz é retirada da planta silvestre, encontrada nas matas do Mato grosso. Os mateiros colhem as plantas, desenterram suas raízes, geralmente nos meses de abrill a outubro, separando todas as raízes secundárias ou aneladas, que não são as únicas aproveitadas; após isto feito, plantam-nas em seguida, nos mesmos sítios donde foram extraídas, para AP fim de um ano, proceder a nova colheita.

As raízes colhidas são dissecadas cuidadosamente e com maior rapidez possível; são expostas ao sol por alguns dias, e quando secas, separam-se toda terra que as envolve, enfeixando-as para Ipecacuanha o transporte.

A raiz é usada em pequenas doses para combater a tosse (Pó de Dower), (Xarope Dessezartz) bem como para excitar o peristaltismo intestinal e para diminuir a pressão arterial, obtendo-se resultados de seu emprego, nas hemorragias, intestinais e pulmonares. Em grandes doses é vomitiva, de ação enérgica e constante como o tártaro emético.

Indicado em embaraços gástricos; laringite, coqueluche, pneumonia, bronquite aguda e afecções pulmonares com o fim de fluidificar as secreções brônquicas.

Em pequenas doses, nas hemoptises e, nas dissentirias, onde goza de ação específica contra a forma vegetativa amebiana;

As formas mais usadas são: o cozimento da droga resultante da 1º infusão, nas bronquites infantis e nas disenterias em lavagens intestinais, a 1%. O infuso nas hemoptises e dissentirias.

Almanaque Agrícola Brasileiro 1934/1935 – Peckolt, Waldemar

Nenhum comentário:

Postar um comentário