terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Botânico Alberto Löfgren


No dia 30 de agosto de 1918 os centro científicos brasileiros cobriram-se luto pela morte de Alberto Löfgren. Ele era chefe da seção de botânica e fisiologia vegetal do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Parque Estadual Alberto Löfgren 
Löfgren era um dos mais profundos conhecedores desse ramo da ciência natural na América do Sul, tendo-se especializado no estudo da flora brasileira, ao qual se dedi  cou com grande afinco e assiduidade durante mais de 40 anos de sua vida.
Nascido, em Estocolmo, em 11 de setembro de 1854, veiu para o Brasil logo depois de ter completado o curso de fisiologia e ciência s naturais na Universidade de Upsala.
Veio para o Brasil com o missão científica de André Regnell, o grande naturalista sueco-brasileiro, que ,te ndo organizado, em 1874, por conta da Academia das Ciências de Stocolmo, uma expedição científica para o Brasil, convidara Löfgren, como premio a sua dedicação, inteligência e competência, a tomar parte na mesma.
Terminados os trabalhos a que ser propunha na expedição, Löfgren não mais quis abandonar o nosso paiz, tal foi a atração nele exercida pela exuberância da flora brasiliera, na qual se embevecia, pois nela via vastíssimo campo para dedicar-se aos estudos de sua predileção.
Tais estudos, porém, numa época em que o interesse pelas ciências, entre nós, não estava nem mesmo em embrião, não lhe podiam proporcionar os meios de que necessitava para viver, por isso que foi obrigado a desviar a sua atividade para outra profissões que lhe garantissem a subsistência.
Entrou então para trabalhar como engenheiro da C. Paulista de Vias Férreas, ao lado de Rebouças de Francisco Lobo Leite Pereira, tendo residido por alguns meses na cidade de Pirassununga. Passando depois a morar em Campinas, ali dedicou-se ao ensino das ciências naturais. A esse tempo, como professor, lecionou particularmente e também no Clégio Morton.
Muitos, que fizeram depois brilhantes carreira e vieram a notabilizar-se no mesmo ramo de conhecimentos, devem as suas primeiras luzes ao professor.
Em 1878, casou-se com D. Emma Bremer, na cidade de Campinas.
Em 1886, tendo sido o eminente geólogo Orville A. Derby encarregado , pelo Governo de São Paulo, de organizar a Comissão Geográfica e Geológica do estado, foi Löfgren chamado para seu auxiliar, e ai encontrou campo para a sua rara e bem orientada atividade, trabalhando ao lado de Gonzaga campos, hoje chefe do Serviço Minerológico do Brasil, Paulo Oliveira, do Museu Nacional, Theodoro Sampáio, Hussack. Começou por organizar o serviço de Meteorologia no estado, praticando por si próprio e ensinando pessoalmente o seu corpo de observadores. Com a distribuição de instruções e com uma dedicação sem limites, conseguiu estabelecer esse serviço e publicar com assiduidade os boletins onde controlava e deduzia os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário