domingo, 23 de outubro de 2011

Umbuzeiro "Árvore do Viajante"

Um dos produtos mais admiráveis da flora brasileira é o Umbuzeiro, Spodias tuberosa.
Esta árvore pode ser cultivada no litoral, mas seu habitat é o campo árido do sertão, onde escasseia freqüentemente a água, quando de todo não falta.
Umbuziero na colheita
A conformação do Umbuzeiro e a sua origem nas localidades secas, indicam o seu destino, podendo-se denominar  Árvore do Viajante.
Não se eleva muito, mas o que perde em altura recupera na largura.
Compõem-se, com efeito, de ramos longos, horizontais, formando grandes palmas, bastas, de uma folhagem miúda e cerrada.
Enormissíssimo chapéu de sol vegetal, em campos abrasados.
Há do umbuzeiro varias espécies: a do umbu miúdo, do graúdo e uma terceira, a cajarana, cujo fruto é de todo o maior.
Este é o mais acido e menos agradável; o miúdo passa por ser o melhor, o mais doce e apreciado.
O umbu, de uma cor amarela avermelhada ou recheada é alongado, regulando o tamanho da jabuticaba grande, muito apreciado com a ameixa fresca.
No fim de maio, finda a frutificação do umbuzeiro amarelecem e principiam a cair, de modo que, em junho e julho , está completamente despido.
Em agosto começa a revestir-se a preparar-se para oferecer ao homem ou aos animais, sob a copa larga, espessa  e sombria, protetor abrigo contra a sol inclemente.
Consideram o Umbu a melhor fruta do sertanejo, que seja dito sabe dar-lhe o devido apreço ao ponto de não se contentar com o prazer de degustá-la no PE. Aproveitam a polpa da fruta por três meses para o preparo da umbuzada, a sua iguaria predileta, saudável e nutriente em que o leite entra nas mais favoráveis condições de digestibilidade.
Fruto de Umbu
Para obter acidez não se escolhe o umbu maduro, em que o princípio ácido se acha, em parte, transformado em glicose; nem tampouco o fruto verde, quando é ainda incompleta a formação do ácido; colhe-o bem desenvolvido, ao entrar de vez ou ficar inchado.
Apanhados nesse estado, são os frutos cozidos e machucados com a mão, peneirados; separada a massa, é esta conservada em vasilhas apropriadas.
O Umbú é refrigerante e por isso muito apreciado e útil durante o verão.
O umbu serve também pra acidular o leite e torná-lo assim mais digerível.
Bibliografia:
Alamnaque Agrícola Brasileiro para 1923,Dr. Eduardo de Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário