domingo, 30 de outubro de 2011

Piaçava é uma fibra têxtil brasileira

Colheita da Piaçava

Piaçava é uma espécie da família das nymeleaceas. É uma espécie de casca grossa como cabelo que se enrola no tronco de duas espécies de palmas, a Atinica funifera, Mart. E Leopoldina píassava, Will. A espécie Leopoldina só se encontra no Vale do Rio Negro, um tributário do Amazonas e não obstante ser superior a píaçava da Bahia (Attalea funifera) a sua exploração é muito mais limitada pela razão da comparativa inacessibilidade da região onde cresce e até que a energia do Vale do Amazonas  se acham completamente absorvidas pela indústria de borracha. Todos os anos encontra-se em Manaus no mercado pequena quantidade deste produto sob a forma de escovas, cordas e cabos. Nem a matéria prima nem os produtos fabricados são exportados desta região não chegando para as necessidades de Manaus.
A Attalea funifera, geralmente conhecida como piassaba da Bahia cresce em grande abundância na restinga do sul da Bahia e norte do Espirito santo, mas principalmente nos distritos de Santa Cruz, Belmonte e Porto Seguro, na Bahia, onde as palmeiras formam verdadeiras florestas.
No século passado as “restingas” formavam parte do fundo do mar, e essa fibra parece ter eu solo é extremamente pobre e arenoso. Apesar disso há piaçava por toda essa região e uma das empresas que explora essa fibra parece ter seis milhões de árvores nas suas propriedades ao norte da cidade da Bahia. Uma outra importante fonte de abastecimento é o Vale do Rio São Francisco no norte da Bahia.
A piaçava é uma riqueza puramente natural  não necessitando nehuma espécie de cultura ou tartamento. Duas vezes por ano a casca, que é uma espécie de cabelo enrolado em espiral em volta do tronco da palmeira é tirado por meio de pentes de mais primitiva forma feito de peças de pau tendo pregos por dentes. Cada árvore produz de cinco a dez libras de fibras por colheita e pode ser aumentada em 50% se a árvore for derrubada.
Depois de apanhada as fibras são metidas em água para destruir a polpa e os tecidos inúteis. Depois são secas por algum tempo debaixo de cobertura, são limpas, penteadas e separadas segundo os tamanhos. As fibras assim obtidas medem de 8 a 15 pés de comprimento as mais compridas são usadas para fazer cordas e as espécies mais pesadas cortadas em pequenos bucados para um grande número de usos, principalmente para o fabrico de escovas, chapéus e sandálias. Não é raro verem-se homens curvados com cargas de piaçava pelas ruas da antiga capital colonial da Bahia e todos os domingos pela manhã os “praeiros” das ilhas vizinhas e lagoas dirigem-se ao Porto da Barra com seus barcos carregados  de artigos de piassava para serem vendidos na praia sob o alcance dos canhões de Santa Thereza
Bibliografia:
Alamanaque Agrícola Brasileiro, 1922 pág 281, 282

Nenhum comentário:

Postar um comentário