domingo, 22 de janeiro de 2012

Rei dos Mangues: Guaparaíba

Guaraíba ou “mangue vermelho” por excelência, “mangue pendão”, também “mangue de sapateiro”, o “mangue verdadeiro”, é o mais rico de tanino, o que reúne em mais alto grau todas as quantidades dos outros mangues. “De pendão”, porque apendoa em cachos brancos , é ele o tipo modelar das “Rhizophora mangle”, e Mayer “Rhizophora racemosa”, “Racemosa”, isto é, “de cachos”, “de racemos”, que nos parece melhor que o “racimo dos dicionários portuguezes. Supõe-se que o “Rhizophora” de Meyer difere seu tanto de Linneu. Pouco importa, já que a extensão de nosso litoral deve levar a isso mesmo.
É esse o mangue a que se dedica esta noticia, é isso pela importância que ele acaba de assumir nos países da Europa que têm nas suas colônias.
Foram achadas no mangue de pendão ou racemoso as qualidades que eram há muito procuradas noutros lenhos pelos construtores e fabricantes de toda a espécie: - rigidez e estabilidade, inatacabilidade pela seca ou pela humidade, e ductilidade. O Conservatório Nacional das Artes e Ofícios de paris submeteu a diversas experiências toros desse mangue procedentes da Indo-China. Depois de 24hs de mergulhado em água, um pedaço de mangue vermelho só absorveu 106 miligramas de líquido por centímetro cúbico, ao passo que, no mesmo lapso de tempo e também pela mesma unidade centimétrica absorve o carvalho 262 miligramas e o pinheiro europeu 546.Experimentado sobre outros pontos de vista, chegou-se a concluir que si os insetos o não atacam é isso devido à sua grande riqueza de tanino. Assim está ele isento do apodrecimento, porque apodrecimento é produzido nesse caso por germes que atacam a madeira, por microorganismos que pululam em todos os climas, afeitos a essa obra de destruição. Verificou-se mais, que o mangue de pendão resiste maravilhosamente aos esforços empregados para vergá-lo, e que essa resistência é duas vezes maior que a do carvalho e quatro que a do pinheiro. Experimentando-se sobre as suas resistências ao esmagamento, tanto no sentido longitudinal como no transversal das fibras, ele provou que é duas vezes mais forte que o carvalho, e três que o pinheiro.
Quanto à resistência que, pode oferecer à torção, deixou essas duas testemunhas em plano inferior e excedeu-as em flexibilidade.
O mangue do nosso litoral se presta as mil maravilhas a diversissímos empregos:- dormentes de estrada de ferro, postes telegráficos (não apodrece e não verga), revestimento de galerias subterrâneas, estacarias, cabos de instrumentos de grande esforço (instrumental de cirurgia), de marcenaria, construção naval etc.

Bibliografia:
Alamanaque Agrícola Brasileiro - 1915 - J Silva pág 81 a 83

Nenhum comentário:

Postar um comentário