quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os estudos e a vida de Gustavo Peckolt

Nasceu em 2 de junho de 1861 e faleceu aos 62 anos a 13 de outubro de 1949 na cidade do Rio de Janeiro o botânico e químico Gustavo Peckolt filho único de Theodoro Peckolt.
Como seu pai era extremamente dedicado ao estudo das plantas medicinais, alimentares e de gozo do Brasil. Desvendar os segredos da flora brasileira era seu desafio diário.  Era profundo conhecedor da natureza, não somente da química e da botânica, que para ele não tinha segredos, mas também da zoologia, a geologia e a mineralogia eram para Gustavo Peckolt objeto de estudo observações.

Estudou milhares de plantas brasileiras, das quais desvendou as propriedades, tendo encontrado muitíssima que por ele foram classificadas. Posteriormente, estudou os Criptogamos do Brasil, forneceu a ciência de espécies e gêneros, completamente novos e desconhecidos da ciência.
O Dr, Miranda Ribeiro, do Museu Nacional, designou com o seu nome mais uma espécie de peixe por Peckolt classificada. Dos fungos que enviou ao célebre especialista C. G. Lloyd, muitos trazem do nome de Gustavo Peckolt, como homenagem e reconhecimento ao seu trabalho.
Quanto a geologia e a mineralogia, sua grande cultura trouxe a lume métodos e análises, pesquisas e classificações que juntou a sua bela coleção de minerais do Brasil.
Como químico dos mais notáveis, fez e publicou milhares de análises, consideradas perfeitas quer aqui ou na Europa, tendo sido a maioria de seus trabalhos químicos publicados na Alemanha, onde era vultosa a sua reputação, como cientista notável, e donde recebeu com justo mérito o título de Doutor, em ciências físicas e naturais.
Era membro de diversas Academias estrangeiras e associação cientifica: sócio da Sociedade Nacional de Agricultura, fundador da Sociedade Entomológica Brasileira, de diversas sociedades beneficentes para os pobres, enfermos e mutilados de guerra, e benemérito das crianças órfãs de guerra, para as quais concorria com extraordinário prazer; consultor técnico da revista Chácaras e Quintais e redator do Almanaque Agrícola Brasileiro.
Extremoso pai e esposo, bom patrão, bom amigo, bom católico forte e rico de todas as virtudes.
Cursou a Faculdade de Medicina e Farmácia do Rio de Janeiro, onde tirou os cursos de química e farmácia em 1882, fazendo o curso completo em tempo reduzido com notas distintas.
Em 1883, foi nomeado professor de química orgânica e analítica no Instituto Farmacêutico do Rio de Janeiro, e nesse mesmo ano, foi ainda eleito redator da Revista Pharmaceutica, desse instituto. Neste mesmo ano foi premiado na Exposição Internacional da Áustria com o diploma de honra pela apresentação de uma coleção de “Alcaloides e produtos químicos, extraídos de vegetais da flora brasileira”.
Estes são apenas alguns feitos do grande cientista brasileiro Gustavo Peckolt.


Bibliografia: Revista de Flora Medicinal 1949. – escrito por Oswaldo Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário