quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Chaulmugra e o “Canudo de pito”

Em 1924 veio de Cuba a solicitação, para uma revista especializada, de sementes de uma árvore brasileira, Carpotroche brasiliensis, Engl. Alegando como motivo do pedido a sua qualidade de fornecer um óleo igual e de efeitos aos da própria chaulmugra das Índias. A redação da revista que recebeu o pedido se sentiu honrada com a solicitação. Porém, tinha por dever esclarecer. Na verdade havia na época, 1924, uma grande confusão em relação ao nome das chaulmugras – Oncoba echinata ou Carpatroche brasiliensis. Por hora era secundário saber qual o nome exato da planta. O principal era identifica se no nosso Carpotroche brasiliensis, Engl havia ou não princípio ativo. Apelamos para médicos, químicos e farmacêuticos para que estudasse e analisassem o óleo do “canudo de pito”, Carpatroche brasiliensis, já alisado por Theodoro Peckolt que nele descobriu um princípio orgânico, a carpatrochina. 
Carpatroche brasiliensis - "Canudo de pito"
Através do neto de Theodoro Peckolt,  Waldemar Peckolt, médicpo conceituado no Rio de Janeiro, que colaborou com seu conhecimento. O autor explica que já pelo seu pai e avô, Dr. Gustavo Peckolt tinham sido feitos estudos completos, botânico, químico e farmacoterapeutico, de “canudo de pito”, publicados no “Hell und Nutzpflanzen Brasiliensis” em 1889 e no Analyses de Matéria Medica Brasileira em 1867. A leitura do artigo do Dr Waldemar Peckolt é indispensável a todos que se interessem pelo assunto e que por ventura tiverem o desejo de fazer novos estudos sobre a matéria.
A chaulmugra acha-se aqui classificada com os nomes de Taraktogenos Kurzii e Gynocardia odorata.
Segundo o Museu Botânico de Berlim o gênero Oncoba (Lundia Schum. Et Thonn) é africano com 5 espécies, de flores  grandes, bonitas, brancas e cheirosas e fruto grande, redondo,deiscente, cujo pericarpo é ligneo e cheio de uma polpa carnosa ou gelatinosa na qual se acham pequenas e numerosas sementes, e constituído por arbustos, árvores arbustivas ou árvores pequenas. Os frutos grandes de O. spinosa Forsk ( que supomos ser sinônimo de O. echinata servem na África do este, de caixa para rapé e pólvora, e no Kamerun, os dois lados unidos por um barbante de brinquedo.
A chaulmugra não é nenhuma espécie do gênero Oncoba.
O gênero Gynocardia R. Br. (Chaulmugra Roxb – Chilmoria Buch-Ham) é da Índia como única espécie, G. odorata R. Br. Com flores bem grandes, cheirosas, nas axilas e nas folhas ou no próprio tronco e o fruto é uma capsula grande com pericarpo grosso lenhoso e a polpa gelatinosa. As sementes são ovais de varias formas. É uma árvore que há pouco tempo ainda se acreditava fosse fornecedora do afamado óleo de chaulmugra.
Porém, novas pesquisas aniquilaram esta suposição. O óleo obtido das sementes desta planta é absolutamente diferente do verdadeiro sendo agora chamada chaulmugra falsa.
As sementes de Hydnocarpus Kurzii fornecem o legitimo e tão apreciado óleo de chaulmugra que nas Índias, mormente em Burma e também na China desde séculos tem sido aplicado em doenças cutâneas e especialmente como um eficaz antileproso. O óleo contem dois ácidos: chaulmugra e hydno cárpico. Os habitantes servem-se da polpa para atordoar peixe.
Sobre o canudo de pito, Carpatroche brasiliensis, Engl, a possível chaulmugra do Brasil, nada acrescentamos.


Bibliografia: Almanaque Agrícola Brasileiro, 1926 – Dr Gustavo Edwal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário