sábado, 26 de julho de 2014

Cará Sapateiro

Sinomia científica: Dioscorea bulbífera, Lin Dioscorea tamifolia,  Salesb  Umbium bulliferum, Mirb.
Sinomia Vulgar: Batata de rama, Cará de espinha, Cará do ar, Cará de São Tomé.
Esta espécie é oriunda da índia Oriental, mas foi introduzida entre nós pelos holandeses que as trouxeram da ilha de S. Tomé, tendo-se vulgarizado de tal maneira que pode ser considerada brasileira.
Tem a caule liso, ramoso, arredondado, muito extenso e trepador; com folhas ovais arredondadas, cordiformes e aguçadas, raiz tuberosa atingindo o tamanho desde o de uma manga, até o de um coco da Bahia; oval arredondada, achatada dos lados; tem uma casca grossa com excrescências verrugosas, de cor pardacenta coberta de radículas muito finas e curtas, com a parte carnosa amarelada, muito mucilaginosa e de sabor particular; pesa geralmente desde 150grs até 2kg.
Germinação de Cará Sapateiro
Nas axilas das folhas fporma-se uma excrescência verrugosa que pouco a pçouco transforma-se em uma tubera arredondada ou oval, um pouco s achatada em um dos lados, atingindo o comprimento de 5 a 10cm, mais ou menos coberta por uma película fina, Liza, lustrosa, de cor cinzenta azulada exteriormente e na parte interna, de cor arroxeada, com a parte carnosa de cor amarela alaranjada; pesam muitas vezes desde 120 até 200grs.
Estas tuberas aéreas são usadas cozidas e preparadas de diversas maneiras como alimento, sendo muito nutritivas que as raízes tuberosas; estas são aplicadas como medicamento, no estado cru, possuem ação muito diurética, sendo empregada nas afecções que exigem um enérgico diurético sem , produzir irritação alguma.
O suco das mesmas é dado na dose de uma colher de sopa de 2 em 2 horas como diurético.
As tuberas aéreas raladas servem para fazer cataplasma que são usadas com proveito, para resolver os furúnculos.


Bilbiografia: Plantas Medicinais e Úteis do Brasil – Gilberto e Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário