sábado, 2 de agosto de 2014

Curcuma Longa

Sinomia científica: Amomum cúrcuma. Murr e Jacq; Curcuma tinctoria. Guib. C. viridiflora. Roxb. C. domestica major e minor. Rumph. C. radice longa. Zanon.
Sinomia Vulgar:  Açafrão  da Índia, Açafroa, Açafrão da terra, Batatinha amarela, Terra merita, Gengibre dourada, Raiz de Açafrão.
Flor de Curcuma longa
A denominação Curcuma vem da palavra persa, Kurkum que quer dizer açafrão.
É uma planta oriunda da Ásia meridional que se acha tão aclimatada e cultivada no Brasil que é por muitos considerada silvestre deste país.
Já em 1563 Garcia d’ Orta e em 1572, Fragoso mencionavam a Curcuma com o nome de Crocus indicus e em 1450 ela era vendida pelos droguistas de Frankfort.ina
Dioscoride menciona nos seus escritos uma planta indiana semelhante ao gengibre possuindo uma coloração amarela e tendo quando esmagada um sabor levemente amargo, que necessariamente deve ser a Curcuma.
Ela tem muitas variedades puramente comerciais encontra-se outras conhecidas conforme a sua proveniência, sendo as principais a da China a de Madras e a de Bengala, a de Java. A variedade da China é a mais estimada, porém é bem rara, a de Bengala difere de todas pela coloração que é mais escura e por isso preferível para a tinturaria.
Examinando-se ao microscópio a camada tuberosa de uma destas variedades comerciais de Curcuma ver-se-a que ela é formada de 8 a 10 ordens de células tubulares, apresentando o parênquima da camada vertical media  grandes células policendricas, de ângulos arredondados e no centro do rizoma nota-se sobre o golpe transversal, um círculo de fachos fibrovasculares apertados uns contra os outros, formando uma espécie de bainha ao redor da medula. O parênquima limitado exteriormente por este círculo é atravessado por fachos esparços;
A Curcuma é insolúvel na água, mas mistura-se perfeitamente com outros solventes neutros; não se combina com o sulfito de soda. O turmerol é um álcool que sobre a influencia de calor e do ácido clorídrico concentrado, dá Clorureto de turmerila que apresentado sob a forma de óleo aromático, de cor amarela pálida , decompõem-se pela destilação.
A Curcuma é considerada pelo povo como um medicamento aromático, excitante, e diurético, usado principalmente na icterícia e nos cálculos biliares, em tintura ou em pó na dose de 1,27 a 3,8 grs; na terapêutica não é mais usada e em farmácia é empregada para colorir os unguentos e pomadas, na arte do confeiteiro serve para dar cor amarela aos doces, assim como também é usada para tingir licores, laranginhas. Seu principal emprego é na tinturaria, e na culinária serve para colorir o arroz. Na química é muito usada como reativo característico dos álcalis.
Na Índia a cúrcuma é usada para diversos fins tanto culinários como para tinturaria.
A Curcuma em pó que chega ao Brasil vem quase toda de Hamburgo e Londres no entanto poderia ser o país um dos maiores exportador.


Bibliografia: Peckolt,  Theodoro e Gustavo. Plantas Medicinais e Úteis do Brasil - 1888 

Nenhum comentário:

Postar um comentário