domingo, 31 de agosto de 2014

Inhame Vermelho

Alocasia indica, Schottm

É oriundo da Ásia e acha-se cultivado em quase todas as moradias do Brasil.
Tem o caule sarmentoso, grosso e as folhas grandes, sagitadas, com o pecíolo de 40-60 cm de comprimento; inflorescência em espádice protegida por uma espada tubulosa, oval de 4 cm de comprimento terminada por uma lamina navicular de 15 a 20cm de extensão; o fruto é uma baga arredondada e de cor avermelhada.
Desta espécie há duas variedades que são muito cultivadas.
Planta de Inhame Gigante
A variedade metálica Engl, que tem as folhas de cor verde preta com brilho metálico ou às vezes de cor vermelha arroxeada.
A variedade variegata Engl., tem o pecíolo de cor clara manchado de roxo com a folha de cor verde escura na face superior e mais pálida na inferior.
O rizoma tuberoso destes inhames atinge geralmente 1 1/3 de metro de cumprimento sobre 17cm de diâmetro e regula pesar 15-20 kg.
A sua face externa é de cor pardacenta e por um golpe dado na parte superior vê-se distintamente uma camada carnosa de 5 mm de diâmetro e de cor rósea; a parte interna é de cor avelhada e quase branca para o interior.
Na superfície interna desta tubera, encontraram-se inúmeros vasos laticíferos que emitem um líquido aquoso opalescente de reação fortemente acida; este suco, quando em contato com o ar, adquire uma coloração pardacenta.
 A tubera é mais rica de azoto do que as dos verdadeiros inhames e contém menos carbo-hidratos que aquelas.
A raiz tuberosa é empregada na culinária e muito apreciada quando quente, visto depois de fria possuir um sabor acre desagradável.
Depois de bem cozida em água para alimentar os porcos.

Bibliografia : Peckolt , Gustavo e Theodoro – Plantas Medicinais e de Gozo do Brasil - 1888



Nenhum comentário:

Postar um comentário