sábado, 26 de setembro de 2015

Curcubitaceas Brasileiras IV

Gurania Multiflora Cong

Encontrada nos Estados da Bahia, Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, nos 3 primeiros estados é chamada, Banana do mato, no último Pepino de Papagaio.
Nativa da Mata Atlântica

Planta cipó trepadeira, de árvores altas, com rizoma grandes folhas, com cantos serrados, por cima ásperas veludas, por baixo glabras. Haste masculina da flor 24cm de comprimento, termina em copa redonda com flores pequenas, de cor amarela. Haste feminina termina em cachos, com flores amarelas e pequenas.
Frutos pendurados, com 7 cm de comprimento e 28mm de grossura, de forma arredondada carnoso-fibroso, com pericarpo de 6m  e diversas sementes envolvidas em liquido glutinoso.
Os frutos preparados com farinha de mandioca  são empregados em emplastros contra panarícios, furúnculos, etc. Os papagaios gostam da polpa com as sementes. A raiz é apliocada como bebida depurativa.



Cayaponia cabocla, Mart..

Encontrada nos estados de Minas, São Paulo e Rio de janeiro sob diversos nomes populares Anna Pinto ( nome da fazendeira que aplicava as sementes como remédio universal, veja Willbrandia), Capitão do mato, e a denominação mais usual de Purga de caboclo.
Planta delicada, cipó, com folhas grandes de 3 a 5 lóbos, verde-escuras na página superior e amarela na inferior. Flores unissexuadas, nascendo da axila das folhas, separadas as femininas das masculinas. Fruto vermelho-escuro, ovoide, de tamanho de uma pequena ameixa, contendo 2, raramente 3 sementes, ovais, chatas de cor pardo-claro, com um albumem ou amêndoa branca, oleosa, do tamanho de uma amêndoa descascada pequena, de gosto fortemente amargo e nauseabundo.
As sementes são muito usadas como drástico. No tratamento de Bronquites, nevralgia, reumatismo, toma-se 0,03 a 0,05grs duas a três vezes por dia. No Caso de hidropisia 0,5 a 0,8grs. Como purgativo o povo aplica uma semente apenas, a qual socada e misturada com açúcar, provoca várias evacuações seguidas, indolores.
Todo tropeiro do interior leva nas suas viagens uma provisão de sementes, afim de tratar não somente seus empregados, como também os animais, para os últimos é preciso a dose de 3 frutos secos socados com sal e fubá.
A raiz tanto é drástica como anti sifilítica sendo usada pelo povo da seguinte maneira: Uma mãos freia de rízes frescas e socadas cozem-se em água para o pdar uma garrafa de decoto, toma-se um cálice duas vezes por dia. Como purgante toma-se a quarta parte de uma garrafa de uma só vez ou 1gr da raiz seca.
No caso da mordedura de cobra, usa-se a tintura que se faz com partes iguais da aguardente e raízes frescas; de ¼ em ¼ ou de ½ em ½ hora, uma colher de sopa.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário