sábado, 12 de setembro de 2015

Extrato Fluido do Laboratório Silva Araujo

Aperta-Ruão
Piper aduncum (linneo) – Piperacea

Partes usadas: Folhas, frutos e raiz
Planta silvestre na Mata Atlântica


Propriedades terapêuticas: Adstringente, estimulante e diurético. Aconselhado na
blenorragia. Os frutos tem a mesma propriedade dos das cubeba. As folhas gozam das mesmas propriedades das folhas de matico e substituem as mesmas. É excelente desobstruente do fígado. Em loções serve para o tratamento das úlceras crônicas. No interior, usa-se externamente em banhos demorados contra o mal chamado “queda de útero”; (prolapso); é tão stiptico que faz a redução do útero caído. Em infuso serve para tratamento da diarreia. É também resolutivo.


Espécies e variedades: As piperáceas apresentam mil espécies, aproximadamente. Dentre elas podemos destacar algumas brasileiras, como a Pariparoba (Piper umbellatum L.), o Jaboramdi falso (Piper reticulatum L.), a aguaxina (Piper sidefolium, L), o matico (Piper elongatum Vahl.) etc.

Extrato fluido: Dose ½ c.c. (10gotas) em 24 horas. Externamente em loção 10 c.c. para ½ litro de água.


Apocyno (do grego apo, longe de, e Kyon, cão no sentido de afastar ou exterminar os cães, como veneno)
Planta nativa da América do Norte.
Apocynum cannabium Linneo – Apocynacea, originaria da América do Norte

Parte Usada: Raiz

Propriedades terapêuticas: Empregado como emeto-cathartico, diurético e cardio tônico. Dose do pó de raiz, 0,1 a 1,0. Em altas doses, atua como emeto-catarquico. É vermífugo. Também aconselhado contra dispepsia, escrófula, reumatismo, gota e dores em geral.
Na China é considerado um diurético e sudorifico, também lhe atribuem propriedades afrodisíacas empregado com o nome de ho shomwou. A raiz é amarga de cor escura e contem, quando fresca, um suco leitoso. Como quase todas as apocynaceas. Contem dois princípios ativos a apocynina e o segundo chamado apocyneina que se aproxima da digitalina, tanto em composição química como em propriedades fisiológicas.

Composição Química: Um princípio resinoso amorfo, na proporção de 0,2% (apocynina); uma glycoside (apocyneina); um princípiop amargo (apocynamarina) . Resina. Tanino.


Posologia: extrato fluido 30 gotas em 24 hs (7 a 10 gotas por dose)


Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo
Rio de janeiro - 1930


Nenhum comentário:

Postar um comentário