domingo, 18 de outubro de 2015

Extrato Fluido Silva Araujo

Cacto
Cereus grandiflorus

Parte usada: Flores

Composição Química: Contem principalmente cactina, seu principal princípio ativo.
Muito usada como planta ornamental em jardins.


Propriedades terapêuticas: Estimulante cardíaco e medular. Aconselhado nas perturbações das funções do coração, com efeito análogo a digitális da qual é considerada sucedâneo, sendo de notar seus efeitos no que diz respeito ao sistema nervoso aproxima-se da estriquinina. Empregado no reumatismo muscular subagudo ou crônico. Presta serviços nos casos de enfraquecimento da energia Cardíaca e nas suas febres adinâmicas, onde atua simultaneamente como cardio tônico e como estimulante dos centro motores espinais.
Específico contra a angina do peito. O cactos é considerado um tônico para o coração, superior a digitális, por não apresentar ação enérgica cardíaca de onde porém sua indicação no tratamento das lesões orgânicas do coração, nas afecções nervosas, nas perturbações do sistema circulatório por causa das afecções genitais e das moléstias das vias digestivas, da mesma maneira que nas perturbações cardíacas, provenientes do abuso do fumo e do álcool.
Recomendado o extrato fluido de cactos contra algumas afecções cardíacas sobretudo contra o enfraquecimento da energia cardíaca por causa de lesões valvulares não compensadas, contra a degenerescência do músculo cardíaco e das perturbações cardíacas seguidas de excessos alcoólicos e abusos de chá , café e fumo e nos casos de aniquilamento do pulso resultante da excitação do pneumo-gastricos.

Posologia: 0,5 a 1,0 por dia

Preparações oficinais: Extrato fluído e tintura.

Cainca
Chiococca anguifuga, Mart.

Partes Usadas: Raiz

Composição química: Caincina (glicoside), tanino etc.


Propriedades terapêuticas: Diurético, hidrogogo, emenagogo e purgativo. Aconselhado na hidropisia e engorgitamentos abdominais. Excita a circulação e aumenta a diurese. Goza de grande reputação para combater mordeduras de cobras.
Os médicos também atribuem propriedades antiasmática e antidardosa. Esta é uma das muitas plantas brasileiras merecedoras de estudos completos , não só no que diz respeito a sua composição química mal conhecida, como também as suas propriedades farmacodinâmicas.

Posologia: 0,50 a 1,0 por dia

Preparações oficinal: Extrato fluido, Extrato mole, Pó e xarope.

Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930


Nenhum comentário:

Postar um comentário