domingo, 11 de outubro de 2015

Curcubitaceas brasileiras

Trianosperma angustifólia, Cogn.
No estado do Pará conhecido pelo nome popular de Tayoiá. Planta trepadeira de folhas vilosas de 3 a 5 lóbulos: frutos ovoides, alongados de 15 mm de comprimento por 8 de espessura. Emprega-se apenas a raiz da planta em cozimento, e tintura, nas afecções linfáticas. Popularmente usada como diurético, depurativo, usado nas hidropisias; reumatismo, artritismo; escrófula; dispepsias; úlceras e manifestações sifilíticas.
Esta e outras espécies de Trianosperma são plantas trepadeiras, monoicas, de rizoma perene, ou vivaz. A planta seca depois de junho e julho e volta a rebentar depois de um curto repouso vegetativo.





Cayaponia tayuya, Mart

Comum na Mata Atlântica

Em todos os estados desde 7º a 30º de latitude Sul, denominada de Tayuya, corruptela do tupi Tay-Ubá: Tay como pimenta, Uba fruto. O povo dá este nome a maior parte das espécies de Trianosperma. Esta espécie também tem o nome de Tayuya de fruto encarnado frequentemente ainda abobrinha do Mato. Nos Estados de Pernambuco e Paraíba chamam de Cabeça de negro e Cabeça de moleque; por causa da parte superior do rizoma, de cor castanha escura, fibrosa e do feitio de um tubérculo. Em Alagoas chamam Tejuco por causa do cheiro nauseabundo da raiz fresca.
A planta tem folhas grandes, fendidas, de 3 ou 5 lóbulos, do feitio de uma mão, guarnecida de pelos eretos e suportados por longos pedúnculos. As flores são pequenas amarelo-esverdeadas. O fruto é pequeno, como uma baga, ovoide, vermelho brilhante, de 15 mm de comprimento por cinco de grosso.
Os frutos frescos tem um sabor nauseabundo, amargo, levemente apimentado. A raiz principal tuberosa, carnuda, amarelo castanho, semelhante à cenoura, de gosto nauseabundo e cheiro  desagradável, que desaparece ao secar, é muito usada como medicamento. Aplica-se na sífilis secundária com sucesso; associado ao sublimado é específico nos bubões ou bobas sifilíticas, chamada bexigas da Guiné, que foram importadas pelos negros; além disso nas escrofuloses e afecções linfáticas. O seu efeito é purgativo e em doses grande, emético.
Emprega-se 10grs de raiz para 200grs de cozimento toma-se a dose de um cálice pela manhã e outro a noite. Na hidropisia toma-se o cozimento de uma só vez como drástico.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário