domingo, 18 de outubro de 2015

Trianosperma Tayuya

Cayaponia tayuya

Planta de Mata AtlânticaEm todos pos estado entre 7 e 30º de latitude Sul sob a dominação de Tayuya, corruptela do tupi Tay-Ubá: Tay como pimenta, Ubá fruto. O povo dá este nome a maior parte das espécies de Trianospermas. Esta espécie também tem o nome de Tayuya de fruto encarnado, frequentemente ainda Abobrinha do mato. Nos Estados de Pernambuco e Paraíba chama-lhe também Cabeça de Negro, e Cabeça de Moleque; por causa da parte superior do rizoma de cor castanho escura, fibroso e do feitio de um tubérculo. Em Alagoas chama-lhe Tejuco por causa do cheiro nauseabundo da raiz fresca.
A planta tem folhas grandes, fendidas, de 3 ou 5 lóbulos, do feitio de uma mão, guarnecida de pelos eretos e suportados por longos pedúnculos. Ambos as flores são pequenas, amarelo esverdeada. O fruto é pequeno, como uma baga, ovoide, vermelho  brilhante, de 15mm de comprimento por 5 de grosso
Os frutos frescos tem um sabor nauseabundo, amargo, levemente apimentado. A raiz principal tuberosa, carnuda, amarelo acastanhado, semelhante a cenoura, de gosto nauseabundo e cheiro desagradável que desaparece ao secar, é muito usada como medicamento. Nunca se aplica na sífilis primaria apesar do que se encontra escrito em vários livros; mas sim na secundária com sucesso, associado ao sublimado é específico nos bubões ou bobas sifilíticas, chamada bexigas da Guiné, que foram importadas pelos negros; além  disso nas escrofuloses, afecções linfáticas. O seu efeito é purgativo e em doses grandes, emético. A tintura de partes iguais de raízes frescas e aguardentes de cana , toma-se diariamente, 2 a 3 vezes, 10 gotas, aumentando uma gota cada segundo dia até chegar a 20 gotas. O cozimento de 10 grs de raízes para 200 grs de cozimento toma-se na dose de 1 cálice pela manhã e outro a noite. Na hidropsia toma-se o cozimento todo de uma só vez como drástico.

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt


Nenhum comentário:

Postar um comentário