domingo, 25 de outubro de 2015

Trianosperma Martiniana Cogn

Conhecida em todos os Estados de 13º a 30º de latitude sul por vários nomes populares, Tayuya e Tayuya grande, Tayuya de pimenta comari; os frutos verdes são extraordinariamente parecidos com daqueles Capsicum; nome mais vulgar Abobrinha do mato. Planta trepadeira de grande extensão. Com folhas de longo pedúnculo, vilosas lobada, de 3, 5 e 7 fundos, com o aspecto de uma mão (palmatilobadas). Flores masculinas e femininas formam, em inflorescência andrógina, panícula multiflorais e ambas as flores são amarelo esverdeado. Fruto redondo, vermelho carmesim de 8 mm de diâmetro com sementes pequenas de cor castanho claro.
As raízes são grossas (semelhantes à cenoura) de muitos metros de comprimento e da grossura de um dedo até a de um braço de criança. A casca é castanho-claro exteriormente é amarelo-claro interiormente, e a medula lenhosa-carnuda é amarelo, tornando-se imediatamente acastanhada ao ar; de cheiro desagradável a podre que desaparece ao secar, gosto amargo nauseabundo. Para secar a raiz cortam-se raspas e é desta forma que se encontra a venda.
De todas as espécies de Trianosperma que se designam com o nome de Tayuya é esta a que é mais usada como medicamento.
Formulas oficinais: O cozimento de 16 grs de raiz para 180grs de decocto é usado na escrofulose, sífilis secundária. Na dose de uma colher de sopa 3 vezes ao dia.
Como drástico um cálice cheio de ¼ em ¼ de hora. Nos casos de hidropsia, ascites, torpor, tomam-se aos cálices, em 2 dias, um litro de um cozimento que se faz cozendo 240grs de raiz em 2 litros de água até se terem reduzido pela evaporação a 1 litro, e produz cerca de 20 dejecções; ou toma-se pílulas que se fazem com extrato alcoólico, 0,5 a 0,15grs. O extrato aquoso na dose de 0,1 a 0,5 por dose. Como alterante o pó da raiz na dose de 0,1 a 0,2 grs e como drástico 1 a 2 grs. O vinho de Tayuya faz-se macerando 50grs de pó da raiz em 1 litro de vinho branco. Usa-se com 1% de iodeto de potássio no reumatismo sifilítico, doenças da pele, etc, a cada refeição uma colher de sopa. A tintura faz-se com partes iguais de raízes frescas e álcool. Usa-se como tônico na dose de 3 a 6 gotas 3 vezes ao dia; como alterante 10 a 15 gotas, como drástico 10grs. Para bubões sifilíticos usa-se como a T. Tayuya e, além disso, contra a doença trazida da África pelos negros chamam de “Maculo” e conhecida entre o povo por “Bicho do cú” e nas Repúblicas espanholas por “El Bicho”; doença que ataca a mucosa do anus, do reto e desintegrando-o provoca uma inflamação em pouco tempo se tona gangrenosa. Toma-se de hora em hora uma colher de sopa do cozimento para a hidropisia. Também se aplicam clisteres e compressas com um cozimento mais fraco com água de Labarreque em partes iguais.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário