domingo, 4 de outubro de 2015

Curcubitaceas Brasileiras V

Cayaponia pillosa Cogn

Encontrada nos estados da região sudeste do Brasil

Encontra-se nos Estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, conhecida como: Purga de Caiapó ou Purga de gentio.
Fruto amarelo-vermelho, ovoide, 28 mm comprido, no centro 20 mm de diâmetro. Semente parda, 12 mm comprido 6 mm largo 3 mm grosso. Caroço amarelo-esbranquiçado, de sabor amargo.

Cayaponia hirsuta, Cogn

Nativa de Mata Atlântica

Vegeta nos estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo é encontrada sob o nome de Fruta de gentio, Tayuya branca, Abobrinha do mato.
Fruto amarelo, elíptico, 3 ½ cm comprido, 2 cm de diâmetro, semente pardo, 2 cm comprido, 1 cm de largo e 5 mm grosso. Caroço branco, nauseabundo, de sabor amargo. Uma semente é suficiente como purgante, também 8 grs de pó de raiz.

Cayaponia fluminensis Cogn

Conhecida nos estados do Espirito Santo
Nativa dos estados dos estados da região sudeste do Brasil, Minas e Rio de Janeiro, como Purga de gentio e Tayuya grande.

Trepadeira, cipó grande com frutos ovais de cor amarelo-vermelha, 4 cm comprido, 22 mm diâmetro. Semente pardo-claro, 19 cm comprimento, 13 mm de largura e 6 mm grosso. Caroço branco, sabor amargo forte.


Cayaponia cordifolia, Cogn

Nos mesmos estados conhecida com o nome de Purga de cereja.
Fruto vermelho-amarelado, oval, triangular, 16 mm comprido e 13 mm diâmetro, com 6 sementes pequenas e chatas, de cor pardo-clara. Caroço de sabor amargo e amarelo-claro.
Um fruto com o sarcocarpo sucoso, socado junto com farinha de mandioca dá uma massa, depois forma em pílulas, servem como purgante de efeito rápido. Para crianças conforme a idade, 2 a 4 pílulas e 8 para adultos. O mesmo efeito se observa com os animais após 3 frutos.
A raiz carnosa e grossa é receitada como antissifilítico.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário