domingo, 13 de dezembro de 2015

Abobrinha do mato

Trianosperma diversifolia, Cong variedade quinquepartida
Habitat Mata Atlântica.É uma grande trepadeira, de folhas pilosas, quinquelobada. Apresenta a inflorescência em panículas de flores muito pequenas e amareladas. O fruto é ovoide de cor vermelha, pequeno.
Habita os estados do espirito santo, Minas, São Paulo e Rio de Janeiro
O povo usa os frutos, bem desenvolvidos, porém ainda verdes, como específico de diabetes. A formula empregada é: frutos verdes 30 grs
Entrecasca de cajueiro 60 grs água 1 litro.
Ferva até ficar reduzido a metade; deixe em repouso por 12 horas; coe e junte água para refazer um litro.
É usado na dose de um cálice de 4 em 4 horas.
Os frutos verdes não são aromáticos; contusos espalham um aroma forte, desagradável, picante; o sabor é amargo, acre, nauseoso.

Trianosperma Martiana, Cong
É mais conhecida como Taiuya de pimenta e por abobrinha do mato.
É uma grande trepadeira, de folhas longamente pecioladas, palmadas, tri, quinque e septi-partida e pilosa.
O fruto é redondo, de 8 milímetros de diâmetro, cor vermelha carmesim, quando maduro.
A composição química da raiz desta planta é semelhante a da Trianosperma diversifolia, Cogn.
Os frutos contem trianospermina e taiuina nas mesmas porcentagens.
A raiz é carnosa suculenta de casca pardacenta e rugosa; na parte interna, é fibrosa, amarelo clara, tornando-se mais escura em contato com o ar. Tem aroma desagradável de quijo-velho, principalmente ao secar. O sabor é muito amargo e desagradável.
O cozimento é preparado com 16grs de raiz, para ½ litro de coadura, é aplicado contra a sífilis e a escrofulose, na dose de uma colher das de sopa, 3 vezes ao dia. Como purgativo é drástico, emprega-se na dose de um cálice de 15 em 15 minutos. Na hidropisia e na anasarca, emprega-se o cozimento de 250grs de raiz seca, para 2 litros de água que se reduzem pela fervura a um litro, é usado aos cálice de duas em duas horas., paara provocar abundantes evacuações.
A alcoolatura da raiz de taiuiá é empregada como tônico e estomacal; 3 a 8 gotas, três vezes ao dia. Na dose de 10 a 15 gotas, aplica-se como alterante. Serve de purgativo drástico na dose se um cálice, de 3 em 3 horas. Em tais afecções, é empregado ainda, com grande proveito, o vinho com iodureto de mercúrio.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro e Gustavo Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário