domingo, 13 de dezembro de 2015

Capsicum annuum

Parte usada: Fruto

Composição química: Capsicina ( alcaloide liquido possuindo cheiro de conina e Capsaicina, substancia cristalizável incolor, as quais deve suas propriedades medicinais
.
Propriedades Terapêuticas: Excitantes e estomáquica. Recomendado no tratamento do delium tremese empregado com sucesso na pneumonia dos alcoólicos, com delírio, na gastrite crônica. Usado contra hemorroidas. Provoca um aumento dos sucos salivares e gástrico. Ativa os movimentos peristálticos do intestino. Combate com sucesso a dispepsia atônica e a mania. Externamente é empregado como resolutivo muito eficaz e sedativo local nas nevralgias, pleurodineas, etc.
Posologia: 50 centigramas a 1 gr em água.

Cereja da Virgínia
Cereja da virginiaPrunus serotina, L.  Rosácea da América do Norte
Parte usada: casca
Propriedade terapêutica: Tonico e sedativo do sistema nervoso. Empregado nas moléstias em que a fraqueza do estomago ou de todo o sistema se liga a uma irritação local ou geral; indicado também na secreção catarral bronco-pulmonar e na tísica.
Posologia: 4 grs ao dia


Chagas de São Sebastião
Monstera pertuso – Dracotium pertusun Aracea
Parte usada: Caule e flores
Propriedades terapêuticas: Planta ainda mal conhecida em suas virtudes terapêuticas. O decocto das folhas é usado em banho no tratamento das adenites, tumores do seio, orquites e feridas de mau caráter. Outra ação muito aproveitada é a combater as dores reumáticas, sobretudo nas inflamações das articulações. Em lavagem popularmente utilizada nas moléstias do ouvido, nariz e nos corrimentos vaginais.
Posologia: 50grs para um litro de água externamente.


Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário