sábado, 19 de dezembro de 2015

CHIMAPHILLA UMBELLATA

Chimaphilla corymbosa , Pinela umbellata – Ericacea

Partes usadas: Folhas

Propriedades terapêuticas: Poderoso diurético, tônico e adstringente reumatismo, afecções nefríticas, hidropsias acompanhada de desordens digestivas, escrófulas e afecções das vias urinarias. Tem sido empregada com êxito no tratamento da diabetes, havendo casos de cura radical. Para esse tratamento é aconselhado medicação mista com arsênico

Posologia: 4 a 6 grs a cada vez, 2 a 3 vezes ao dia.

CIMICIFUMA RACEMOSA
Erva de São Cristovão

Partes usadas: Rizoma com raízes


Composição química: Contem cimicifugina, tanino e resinas diversas.

Propriedades terapêuticas: Estimulante, expectorante, sedativo, antiespasmódico e emenagoga. Aconselhado na clorea, afecções reumáticas, dores de cabeça e hipocondria. Tem sido empregada como sucedâneo da digitális.

Posologia: 0,25 a 0,50, 3 a 4 vezes por dia.

Preparações oficiais: Pó, tintura, extrato mole e decoto.

CIPÓ CARIJÓ
Davilla brasiliensisDavilla rugosa. Dilleniacea brasileira, muito comum em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros estados.

Parte usada: Folhas e raiz


Propriedades terapêuticas: As folhas são empregadas com os melhores resultados nas inflamações dos testículos (orchites) devido a blenorragia ou outra qualquer causa, no tratamento das ulceras densas e limfatites, sobre a forma de banhos. A raiz é purgativo enérgico, na dose de 2 grs de pó.

Posologia: Externamente, extrato mole ou pomada 2 a 3 para ao dia; banhos e loções com decoto na proporção de 40 a 50 gotas por litro de água.


Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário