segunda-feira, 21 de março de 2016

Ervas Daninhas Comestíveis

Portulaca oleracea L; família Portulacacea
Portulaca oleracea, L.
No Brasil, beldroega-de-comer, beldroega-de-horta; beldroega-pequena; beldroega-vermelha; bredo; bredo-de-porco;caaponga,porcelana,salasa-de-negro,verdolaca.
Descrição:
A beldroega é uma planta anual, herbácea, carnosa, prostrada e ramificada. Apresenta, às vezes, folhas e caules avermelhados, pela presença de antocianina, que dá cor as folhas, flores e frutos dos vegetais. Suas folhas são simples, alternadas ou opostas, na maioria das vezes, e de forma espatulada. As flores, solitárias ou não, situam-se no ápice dos ramos e apresentam coloração amarela. Seus frutos são capsulares, com muitas sementes, redondas, achatadas e escuras.
Origem
Embora se considere que a beldroega seja de origem europeia, uma planta conhecida atualmente no mundo inteiro. Seu uso como alimento data de tempos remotos, tendo sido degustada na Pérsia e na Índia. Naturalistas da Antiguidade também a mencionam como de uso comum na Grécia clássica. Provavelmente foi trazida para as Américas na primeira metade do século XVII, como verdura, tornando-se subespontânea, ou seja, adaptando-se bem e espalhando-se naturalmente, em quase todos os países.
Uso em medicina popular
A beldroega é rica em proteínas, vitaminas A,B e C , cálcio, fósforo e ferro. Ao longo dos séculos, foi empregada na cura do escorbuto. Sua mucilagem, substância viscosa, confere-lhe virtudes emolientes, tanto para uso interno quanto externo (tumores). É também depurativa, diurética e vermífuga.
Usos culinários
Esta planta pode ser aproveitada totalmente na cozinha, com exceção das raízes, que são amargas e duras. O caule e as folhas são crocantes e tem sabpor agridoce. Essas características são mais bem apreciadas quando caule e folhas são ingeridos crus, sob a forma de salada. A beldroega refogada também é deliciosa e seus talos e folhas podem engrossar caldos e sopas, substituindo a maisena. Suas sementes, embora pequenas, servem também à alimentação humana. A planta em frutificação deve ser arrancada, seca sobre pano e depois batida. As sementes são então moídas e misturadas ao trigo ou a outras farinhas, utilizadas no preparo de docves, bolos e pãeszinhos, As sementes de beldroega dão a essa mistura uma cor escura e um sabor peculiar.


Livro: Ervas Daninhas Comestíveis – autor desconhecido - 1943

Nenhum comentário:

Postar um comentário