quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Embauba é medicamento para o coração

A árvore da preguiça, assim também chamada porque o animal preguiça sobe no seu tronco reto, para se alimentar dos seus frutos. Esta planta pertence ao gênero Cecrópia, família dos Artocarpaceas.
Cecrópia adenopus
Tem seu habitat nas regiões tropicais da América do Sul, principalmente Brasil, norte da Argentina e no Paraguai, está classificada na “Flora Brasiliensis”, de Martius com 37 espécies, muitas das quais tanto se assemelham que confunde o estudo que sobre elas tem sido feito. As duas principais medicinalmente falando são a Cecrópia adenopus à C. peltata.
No Paraguai, ao lado dos nomes populares que a identificam com as do Brasil, tem mais os seguintes: ambaú, ambay, ambarú,ammbaú, guaranay, culquin, haruma, uraké-seba, candelabro de braços, higuera indígena, árvore da preguiça.
Segundo o Dr. Alfredo da mata é de efeito o líquido que sai do talo fresco e da raiz, como um cárdico tônico, diurético. 
A extração dos princípios ativos da planta são sempre feitos com folhas da C. peltata e seu extrato fluido.
O Dr Mauricio F. Langon provou em 1915 através de estudos com seus pacientes em Montevidéu que houve sensível melhora em seus pacientes de afecções cardíacas, cardiopulmonares e cardiorrenais tratados com Cecrópia. Declara o Dr Mauricio que chegou a conclusão de que como cardio-tônico, a Cecrópia pode substituir com vantagem em muitos casos a digitális; dada a relativa pequena toxidez, por isso a Cecrópia deve ser administrada em maior abundancia. Ele considerava a planta como insuperável tônico para o coração nas afecções cardíacas e diuréticas.

Bibliografia: revista da Flora Medicinal – 1935 – Eurico Teixeira da Fonseca – Funcionário do Ministério da Agricultura e Trabalho do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário