quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O Jaborandi é planta que provoca suor

Viajando pelo centro de Pernambuco  Symphronio Coutinho ouviu falar de uma planta a que davam o nome de Nhguarandi ou Iaguarandi tida pelo povo como planta sudorifica, mas pouco empregada pois, também era tida como planta tóxica.
O Dr Coutinho procurou conhecer a planta e começou então a fazer uso dela, tendo antes experimentado em si com resultado esplendido, por isso confiou em apresentar seus resultados em Paris.
Pilocarpus pinnatifolius
A planta estudada e apresentada na Europa pelo Dr Coutinho era o nosso Pilocarpus pinnatifolius.
Depois de em 1873 ter empregado em larga escala a planta para as moléstias do fígado, partiu para Paris levando uma boa quantidade do vegetal.
Na França dirigindo-se a diversos sábios teve resposta desfavorável, pois naquele país o que provocava suor era o calor.
O Dr Rabuteau , no entanto, aceitou uma boa porção da planta oferecida pelo Dr Coutinho para testar. Desconfiado ele se dirigiu ao Sr Gubler, distinto professor de terapêutica da faculdade de Medicina de Paris e médico do Hospital Beaujon, o qual a princípio, teve dúvidas para aceitar a sugestão do Dr Coutinho.
Uma das primeiras experiências teve lugar em um aluno do Professor Gubler, M Nouet que transpirava com extrema dificuldade.
Na ocasião da visita do Prof. Gubler e em presença de seus alunos, Nouet ingeriu cerca de uma xicara da infusão morna de Jaborandi e continuou a acompanhar a visita.
Decorrido dez minutos, Nouet com o riso nos lábios dizia ao Dr. Coutinho  que nada sentia.um pouco mais e o professor Gubler, voltando de um leito para outro, admirava-se da quantidade de suor que aparecia no rosto de Nouet, afirmando este que não era só o rosto que estava inundado, senão também todo o corpo.
Depois de repetidas experiências feitas na enfermaria do Professor Gubler, no Hospital Beaujon, todas com bons resultados o Dr Coutinho publicou um artigo sobre o jaborandi, dando resumida notícia sobre essa planta.
A primeira noticia sobre esta planta saíram publicadas no Journal de Therapheutique em 10 de março de 1874.
O Jaborandi faz com que haja secreção por todas as vias secretórias do corpo, ou seja, mais saliva, mais suor, mais lagrimas, e até estimula a produção do suco gástrico. Também por causa disso, é inserida na alimentação de animais para estimular o rúmen e outras funções do aparelho digestivo.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal- Oswaldo de Almeida Costa- dez de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário