domingo, 19 de junho de 2011

Cactaceas Medicinais

Seu nome vem do antigo gênero Cactus e este do latim ou, melhor do grego Kopuntia-brasiliensisactos, nome pelo qual segundo Dioscórides e outros autores antigos, eram conhecidos os cardos, que ele descrevia como plantas espinhosas e suculentas de frutos comestíveis que abundam na Sicília.

Querem outros que este nome signifique o espinho do grego Kactos nome que era chamado á alcachofra; esta, entretanto era mais particularmente conhecida pelo nome de cínara.

As cactáceas constam de plantas todas americanas, á exceção de um ou outro Rhipsalis do Ceilão e da África.

Gênero Cereus (Haw)

A máxima parte dos cactos de Linneo pertence hoje aquele gênero.

Sua etimologia é a palavra grega Keros, que significa a tocha, círio ou Brandão, por causa da semelhança da forma de seu caule com uma tocha.

Uso Medicinal das Cactáceas: Diversos são os usos e virtudes atribuídos às Cactáceas; seu suco, nas espécies em que é insípido, é usado na medicina popular como emoliente e sedativo; outras vezes em raras espécies é irritante, é usado internamente como vermicida e hidra gogo; o da Opuntia reticulata, Desc. É deste número sendo as cascas das raízes mencionadas como anti-reumáticas: o de varias outras Opuntia passa por maturativo.

A mucilagem de certos Cerei em alguns países da América é usada para classificar os produtos das quinas e vários outros fins;

A Opuntia tuna Mill (cactus Bonplandii H.B.K) produz goma análoga a opuntia_reticulata_810Bassora. de Phyllocactus phyllantoides LK é usado no tratamento das queimaduras e feridas.

As raízes de algumas espécies (Opuntia Brasiliensis Haw) são mencionadas como febrífugas.

Os frutos da máxima parte das cactáceas são comestíveis, muitos deles acídulos, parecendo ser o ácido oxálico o predominante ao mesmo tempo doce; sendo sucetíveis de ser seco e passados como os figos e destes números são os Cereus giganteus

Revista da Associação Brasileira de Farmacêuticos – Agosto de 1936

Nenhum comentário:

Postar um comentário