domingo, 5 de junho de 2011

Tuberculos Brasileiros

Revista Chácaras e Quintais maio/1910 - Dr.José Ribeiro Monteiro da Silva

O mais importante dos tubérculos brasileiros é a Mandioca. Porém, a Batata Doce e o Inhame são indicados também para o gado e indispensáveis na engorda de suínos.

Há duas espécies de batata: a doce, Ipomaea batata, Lam, e a batata inglesa, Solanum tuberosum,Linn. A batata inglesa é assim chamada entre nós porque as cidades litorâneas do Brasil eram supridas deste tubérculo pela Inglaterra. No entanto, a pátria desta planta é a América do Sul. Por longo tempo ignorou-se a localidade onde se encontrava em estado selvagem; por fim ela foi descoberta nos Andes, Chile e Peru, em altitude de 9.200 a 12.000 metros de altitude/ o naturalista Darwin achou-a em estado selvagem nas ilhas Chiloé. Já era cultivada no Peru antes da descoberta da América e no México foi conhecida depois da invasão dos espanhóis.batatadoce

A batata doce é bem cultivada em terrenos de baixada e planície, dando melhor colheitas em terrenos montanhosos. A batata denominada “mata fome” está apta a colheita em três meses e os seus tubérculos crescem muito; as outras variedades que são muitas exigem de quatro a sete meses para a colheita e a batata roxa leva nove meses para amadurecer.

É planta muito exigente e a sua boa qualidade depende de estações muito regulares. Os terrenos estrumados ou adubados dão-lhe um gosto desagradável. Temos batata doce vermelha, branca, e roxa sendo esta última a mais rica em substância azotada e sacarina, bem como em amido. Por isso, é também a mais apreciada para mesa, e a mais nutritiva; porém a batata branca devido a ser muito rica de substância amilacea é a melhor para a fabricação de fécula e para o sustento dos animais principalmente de suínos. A batata doce é mais nutritiva do que a batata inglesa.

O inhame é uma planta tropical produz grandes tubérculos alimentícios e constitue um excelente amilaceo para os habitantes dos climas quentes e também é um poderoso alimento para a engorda de suínos.

Os melhores vales estão cobertos desta Dioscoreacea.inhame1

O inhame é originário da Asia e foi introduzido na América no primeiro período da colonização européia. Hoje é cultivado em todo o Brasil, porém prefere a zona tropical, onde se desenvolve com maior vigor. Requer terreno fresco de aluvião, nas gargantas úmidas e nos vales fundos. Das suas muitas variedades, o roxo e o branco são os mais apreciados.

O inhame roxo dá melhor tubérculo e é mais precoce que o branco que precisa de mais tempo para completar o seu ciclo vegetativo.

Uando a terra é virgem e fértil, os tubérculos precisam de seis a doze meses para se desenvolverem completamente; o inhame cozido é um alimento especial para a engorda de suínos.

O inhem também tem virtudes medicinais, sobretudo na morfea. O inhame é tão nutritivo quanto a batata doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário