segunda-feira, 13 de junho de 2011

Efeitos Fisiológicos das Folhas de Catuaba

Revista da Flora Medicinal- Raymond-Hamet

A droga chamada “folha de catuaba” é formada pelas folhas, caules e raízes da Amemopaegma mirandum (Cham) DC. Ela contem glucoside, a catuabina, que isolada por A.J. da Silva, depois por L. Mercier e nós, possui curiosíssima propriedades physiologicas.

Preparamos um extrato aquoso, e um extrato alcoólcatuabaico cujos efeitos circulatórios são semelhantes, se não quantitativamente ao menos qualitativamente.

O extrato aquoso é muito nitidamente hipotensor, porem se a queda de pressão que produz é muito manifesta, é pouco durável e muitas vezes seguida de uma fraca hipotensão.

O oncograma do cão mostra que a hipotensão tem outras causas que a ação cardio-depressiva deste medicamento, porque esta ação não se traduz senão por um efeito chronotropico negativo fraco e por uma ação inotrópica negativa pouco notável e se exercendo quase que exclusivamente sobre a aurícula. Estes efeitos não são suprimidos pela atropina.

Esta droga exerce ao mesmo tempo uma ação vaso-constrictora sobre o rim e uma ação vaso-dilatadora sobre os membros.

Conhecem-se numerosos venenos que não agem no mesmo sentido sobre os deferentes territórios vasculares.

O extrato aquoso da Anemopaegma não provoca aumento notável de excitabilidade reflexa mas produz uma forte e durável hipotermia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário