Paulinia guarania Vellozo, trepadeira de ramos pubescentes, com peciologo de três folhas, bastante vulgar nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Minas Gerais.
A planta fresca, esmagada é utilizada para a pesca em lagoas ou águas de pouca correnteza, usada também batida fortemente dentro d’ água, de modo a tontear os peixes, que assim se deixam apanhar com a mão.
Esta planta foi analisada e se achou óleo essencial, de aroma particular agradável muito parecido com uma mistura de essência de arruda e de salvia. O principio denominado Ichthyotonina é um álcali orgânico volátil, muito parecido com a Conicina da Cicuta virosa; ele tem aparência de óleo é de cor amarelada e o seu sabor é acre desagradável de aroma viroso, um tanto semelhante ao de fumo. Foi obtido por destilação das folhas frescas com potassa caustica em solução diluída, segundo processo usado para a obtenção da Comicina. Este princípio orgânico volátil paralisa os músculos respiratórios, o coração e o diafragma e daí a morte por asfixia. A Ichthyotonina produz efeitos tóxicos por simples inspiração e em contato com os ácidos forma sais cristalizáveis. Das Serjanias a mais tóxica para os peixes é a Serjania ichthyoctoma Radlk
A Serjania serrata, Radlk denominado popularmente Timbó legítimo ou Timbó peixe, é planta arbustiva, trepadeira que se encontra nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A Serjania triste Radlk, é chamada Cipó timbó ou Timbó do campo, no Estado de Minas Gerais e São Paulo; a Serjania acuminata, Radlk, planta de caule trepador, muito longo, e também conheida no estado do Rio de Janeiro pelo nome de Timbó legitimo ou Tingui legítimo.
O Timbó grande ou Timbó de boi é a Serjania carnotheana, Camb, planta trepadora que se encontra nas florestas dos estados do Rio de Janeiro, Bahia , Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, também muito procurada para envenenar peixe e matar a bicheira do gado.
As Serjania possuem geralmente as mesmas propriedades toxicas de embriagar ou envenenar os peixes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário