quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Naturalista Feijó na fitoterapia do Ceará

As mais antigas referências sobre o uso de plantas medicinais, no Ceará, estão registradas como observações suplementares em alguns verbetes da “Coleção Descriptiva das Plantas da Capitania do Ceará”. Escrita entre os anos de 1803 e 1805 por João da Sylva Feijó (1760-1824), cognominado naturalista Feijó, foi divulgada apenas em 1818, depois ter sido considerada perdida durante vários anos. Recentemente, Geraldo Nobre reproduziu em edição comentada o trabalho de Feijó, facilitando o acesso a descrições de uma centena e meia de espécies e referência ao uso medicinal de, pelo vinte delas.
Destas espécies, as sete citadas a seguir, merecem destaque especial pela permanência quase imutável de suas indicações terapêuticas ao longo de quase dois séculos de uso na medicina fitoterápica popular regional.
1 – Baerhavia coccínea Will (pega pinto ou batata de porco). Esta planta e uma pequena erva anual de ramos pegajosos, longos, finos e graciosamente dispostos. Sua raiz tuberosa, fusiforme e amilácea têm sido usadas para preparação de um macerado aquoso, levemente fermentado, conhecido no Nordeste pelo nome de aluá, que é muito consumido, mesmo atualmente, como bebida refrescante dita diurética e desobstruente do fígado.
2 – Lippia citriodora, H.B.K (erva cidreira). Esta designação botânica corresponde a um tipo
Erva cidreira
de erva cidreira mais comum no sul do Brasil, descrita hoje sob a denominação de Aloysia triphyllat (L.Herit) Britt cuja presença no Ceará é duvidosa. No Nordeste são conhecidas, atualmente, pelo nome de erva-cidreira, duas outras espécies de Lippia, L. geminatta H.B.K e Lippia alba Browwn ET H.B.K. As três tem o mesmo aroma característico do citral, responsável por sua denominação popular. A propriedade antidispéptica, assinalada nesta planta pelo naturalista Feijó, é referida, também, nos relatos populares de hoje, sendo-lhe atribuída ainda a indicação de calmante, talvez por analogia com a erva-cidreira verdadeira que corresponde a Melissa officinalis L. e cujo aroma é semelhante.
3 – Comelina nudiflora, L. (= C. comunis Vell) (marianinha). Pequena erva cosmopolita tropical, citada desde então como planta diurética. Esta propriedade é atribuída também, a várias outras espécies da mesma família, inclusive a C.deficiens, Kunth, conhecida como erva mijona ou trapoeraba e C.virginica, Rit, de nome popular Maria mole ou trapoeraba azul.
4 – Scoparia dulcis, L. (vassourinha) referida por Feijó, com o mesmo nome científico e popular empregado atualmente . recebe ainda o sinônimo “tupiçaba”. O cozimento preparado com suas raízes tem sido recomendado, ao longo do tempo, no tratamento caseiro da tosse, embora, numerosas outras indicações terapêuticas desta planta sejam encontradas nos levantamentos etnobotânicos e etnofarmacológicos.
CONTINUA

Bibliografia: Revista Brasileira de Farmácia, 72(1): 21-24, 1991 – F.J. de Abreu Matos-Supervisor do Horto de Plantas Medicinais. Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici 60.750 – Fortaleza Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário