terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pfaffia paniculata, Martius

A Pfaffia paniculata, Martius (Kuntze) conhecida pelos nomes populares de: paratudo, carango, enche prato, ginsen brasileiro, etc. É um vegetal que pertence a família Aralicaceae. Sua raiz contém ácido pfaffico que é uma nova estrutura baseada no hexaciclico nortriterpeno. Em pessoas com câncer, mostrou resultado positivo.
Pfaffia paniculata, Matius
O ácido pfaffico tem alto poder de inibição sobre culturas vivas de cálulas tumorais, tais como melanoma B-16, Hela S-3 e sobre células de carcinoma de pulmão; na concentração de 4-6 ug/ml usado o método definido por Takgnoto et a1.

Utilizam-se as raízes processadas e aplicadas em pessoas com câncer, mostrou resultado positivo. A pfaffia também tem propriedades terapêutica tais como: combate a anemia, a bronquite, o colesterol, o diabetes, a fadiga, a calvice, a impotência sexual, doenças de pele, prisão de ventre, stress, tuberculose, diabetes, moléstias do aparelho digestivo, labirintites e tremores dos velhos etc.
A presença de alantoína nas raízes do vegetal pode estar relacionada com a ação cicatrizante e a atividade antiúlcera atribuída à planta. É empregado como cicatrizante. Admite-se que melhore a pele e a irrigação dos cabelos. O uso popular admite também ação terapêutica em: reumatismo, artrite, artrose e úlcera varicosa.
Para ser consumida ela passa por uma lavagem. Depois é cortada, desidratada, inspecionada e então fica pronta para se embalada. Pode ser consumida em pó, adicionada na água ou em suco ou em cápsulas.


Bibliografia: Fragmento do estudo realizado pelo Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Profº Fernando Oliveira, Gokithi Aksue e Maria Kubata Aksue

Nenhum comentário:

Postar um comentário